Conhecimentos de Base Recomendados
Não são exigidos conhecimentos específicos para esta u.c., contudo, como suporte à compreensão dos assuntos elencados nos conteúdos programáticos, são importantes os conhecimentos adquiridos nas diferentes unidades curriculares integrantes do curso .
Métodos de Ensino
A generalidade da UC compreende aulas expositivas, com uma participação crítica dos alunos, sendo ainda largamente utilizado materiais diretamente relevantes na área.
Utiliza-se também a análise de informação corrente e atual, desenvolvendo-se o estudo de casos reais com a elaboração de trabalhos de grup0, pelo que as metodologias de ensino–aprendizagem traduzem-se nas seguintes abordagens:
─ teórico-expositiva;
─ ativa;
─ participativa; e
─ auto–estudo orientado pelo docente
Resultados de Aprendizagem
1- Objetivos
A unidade curricular Ética e Deveres Profissionais ministrada ao 3.º ano (2.º semestre) da licenciatura Marketing e Negócios Internacionais apresenta-se como um corpo de conhecimentos pluridisciplinar, abrangente e de banda larga. Tem por missão e espírito ir ao encontro das expectativas de um estudante de ciências empresariais do século XXI na procura de evidenciar a importância social das funções de um profissional tanto no âmbito da forma de estar das organizações como na forma de estar nas organizações através do desempenho de funções específicas num todo muito diversificado, enquadrando estas funções nas relações intra-grupo.
2- Competências
No fim da lecionação desta unidade curricular os alunos deverão ter:
Conhecimentos associados à contextualização do fenómeno ético na atualidade;
Identificar os principais conceitos teóricos relativos à ética, à deontologia e à moral;
Capacidade de decisão ética nas organizações;
Interiorizado o conceito, os princípios e a evolução da dimensão ética empresarial;
Sensibilidade para a importância e o respeito da ética nos negócios;
Capacidade para perceber a importância social e o interesse público do cumprimento dos principais valores éticos, deontológicos e axiológicos de um profissional da área do Marketing e dos Negócios Internacionais
Um corpo teórico-prático de conhecimentos sólidos acerca de aspetos específicos de ética nas diferentes atividades profissionais relacionadas com as áreas de estudo dos alunos da unidade curricular;
Uma cultura geral forte na área das ciências empresariais e do futuro profissional do mundo dos negócios;
Valores ético-sociais necessários ao comportamento deontológico correto de um futuro profissional;
Consciência das consequências indesejáveis para o bem comum de um comportamento organizacional não deontológico e antiético;
Programa
PARTE I: Introdução e conceitos
I.1 – Contextualização do fenómeno ético na atualidade
I.2 – Necessidade da ética
I.3 – Utilidade social da ética
I.4 – Fontes de ética
I.5 – A formalização da ética
I.6 – Tipologia dos documentos éticos
1.7 – Moral (objeto e conceito)
1.8 – Ética (objeto e conceito)
1.9 – Deontologia (objeto e conceito)
1.10 – Regras éticas
1.11 – Comportamento ético
1.12 – Axiologia
1.13 – Valores, atitudes e comportamentos humanos
PARTE II: ética negócios e profissão
II.1 – Definições e objetivos
II.2 – Exemplos de códigos de ética/códigos deontológicos de profissões reguladas
II.3 – Necessidade de códigos de ética/códigos deontológicos nas profissões e nas organizações
II.4 – O meio envolvente
II.5 – Os empresários, as suas motivações e os seus objetivos
II.6 – A formação ética nas diversas instituições
II.7 – Problemas de ética nos negócios
II.8 – O papel da administração pública e do poder político
PARTE III: análise de soluções práticas de normalização de profissões de acordo com a área de conhecimento dos estudantes da u.c.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Aaker, D. A. (2010). Building Strong Brands. New York: Simon & Schuster.
Alis, D., Besseyre des Horts, C. H., Chevalier, F., Fabi, B. e Peretti, J-M. (2014). Gestão dos Recursos Humanos – uma Abordagem Internacional. Lisboa: Instituto Piaget.
Almeida, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Principia.
Almeida, F., Seixas, A., Gama, P. e Peixoto, P. (2015). A Fraude Académica no Ensino Superior em Portugal: um Estudo sobre a Ética dos Alunos Portugueses. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Almeida, V. (2000). A Comunicação Interna na Empresa. Lisboa: Práxis.
Aristóteles (2015). Ética a Nicómaco (5.ª ed.). Tradução, prefácio e notas de António de Castro Caeiro. Lisboa: Quetzal Editores.
Ashton, R. (2005). Como Vender. Lisboa: Plátano Editora.
Barbosa, P. (2014). A Arte da Guerra no Marketing. Lisboa: Top Books.
Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos – o Marketing na Era Digital. Lisboa: Dom Quixote.
Brito, C. M. e Lencastre, P. (2014). Os Novos Horizontes do Marketing. Lisboa: Dom Quixote
HOPKINS, Willie E. (1997) “Ethical Dimensions of Diversity”. Sage Publications.
MAURICE, Jak (1996) “Accounting Ethics”. Pitman Publishing London
NASH, Laura L. (1990) “Ética nas Empresas”. Makron Books. Rio de Janeiro
TOFLER, Barbara Ley (1991) “Ética no Trabalho”. Wiley.Rio de Janeiro
Boatright, John R.(1998) “Ethics and the conduct of Business” – Prentice Hall
Ridley, Charles R and Johnson, W. Brad (2008) “The Elements of Ethics for profissionals” – Palgrave Pegoraro, Olinto (2006) “Ética dos maiores mestres através da História” – Editora Vozes, Ltda – Brasil