Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
i) sessões teórico-práticas, com uma componente expositiva inicial e de análise incidente na discussão dos conteúdos programáticos bem como da sua aplicação estratégica em contexto de organizações do setor social;
ii) sessões de discussão aplicadas com a possibilidade de discutir os conceitos adquiridos, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências de carácter de aplicação prática e de planeamento, recorrendo a estudos de caso.
Avaliação Contínua:
2 Trabalhos individuais ou de grupo (a definir no início do semestre) com o peso de 50% cada.
Nota mínima de 7,5/20 em cada trabalho.
Por Exame:
Prova individual escrita a calendarizar na época prevista para exames (100%)
Válido para todas as épocas de exame.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular visa aprofundar o conhecimento (teórico e prático) sobre 1. as diferentes dimensões de um comportamento ético das /nas organizações do setor social, 2. na relação com os diferentes stakeholders, 3. sublinhando a importância de se adotarem procedimentos visando uma atuação socialmente responsável, 4. orientada pelos valores da colaboração, da entreajuda, do respeito pela dignidade do ser humano e promovendo uma cultura de responsabilização e de prestação de contas.
Programa
Capítulo I – Ética Aplicada às organizações do setor social
Capítulo II – Orientações para uma atuação sustentável
Capítulo III – Responsabilidade social organizacional das organizações do setor social e em parceria com entidades privadas
Métodos de Avaliação
- - trabalho individual - 50.0%
- - trabalho de grupo - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brand, T., Block, V., & Verweij, M. (2020). Stakeholder Dialogue as Agonistic Deliberation: Exploring the Role of Conflict and Self-Interest in Business-NGO Interaction. Business Ethics Quarterly, 30(1), 3–30. DOI: 10.1017/beq.2019.21
Eiró-Gomes, M. [org.](2017). Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento. Plataforma Portuguesa das ONGD e ESCS-IPL.
Kunsch, M. [ed.] (2017). Comunicação, relações públicas comunitárias e terceiro setor. Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 14(26).
Lin-Hi, N., Hörisch, J., & Blumberg, I. (2015). Does CSR Matter for Nonprofit Organizations? Testing the Link Between CSR Performance and Trustworthiness in the Nonprofit Versus For-Profit. Voluntas, 26, 1944-1974. DOI 10.1007/s11266-014-9506-6
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