Exame/Avaliação III

Conhecimentos de Base Recomendados

Ciências base: Fisiologia e patologia

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino integram: exposição dos conteúdos; análise e discussão dos conceitos e demonstração/exemplificação das técnicas com prática simulada entre os alunos.

 

Resultados de Aprendizagem

1. Adquirir capacidade para descrever e adequar os métodos e conceitos relativos aos sistemas cardiovascular/pulmonar e tegumentar, bem como o domínio da terminologia com eles relacionada;

Adquirir conhecimentos, compreensão e destreza motora para selecionar e realizar as técnicas/testes de avaliação adequados;

Descrever e identificar as estruturas anatómicas necessárias ao desempenho dos testes de avaliação abordadas;

Adquirir conhecimentos e compreensão para interpretar resultados de testes/exames de diagnóstico comummente utilizados para avaliar os sistemas enunciados;

Interpretar e registar de forma completa e precisa os resultados dos testes/avaliação realizados.

2. Identificar e selecionar medidas da funcionalidade, incapacidade e saúde para a medição em fisioterapia e medição de cuidados de fisioterapia;

Identificar e selecionar medidas da funcionalidade, incapacidade e saúde para a investigação em fisioterapia;

Analisar criticamente os resultados dos cuidados com base nos efeitos e impactos obtidos pelo processo de cuidados.

Programa

1. Sistemas cardiovascular/pulmonar e tegumentar: (40 h)

– Aptidão cardiorrespiratória: frequência cardíaca; consumo máximo de oxigénio (VO2max); limiar anaeróbio; dados normativos;

Avaliação da capacidade aeróbia e funcional: objetivos, vantagens, indicações, precauções e contraindicações; parâmetros a controlar; nível de atividade; medidas standard; testes laboratoriais e de terreno.

– Avaliação cardiovascular: aterosclerose, fatores de risco, estratificação do risco; frequência cardíaca; fração de ejeção; pressão arterial; exames complementares; eletrocardiograma (ECG);

Doença cardíaca: sinais e sintomas cardinais; escala de severidade da angina; classificação funcional.

– Avaliação da função respiratória: fatores/hábitos de risco; sinais e sintomas (dispneia, tosse, secreções brônquicas, dor, aparência geral, sinais de dificuldade respiratória, postura, padrão respiratório, mobilidade torácica e do diafragma);

Auscultação pulmonar: objetivos; procedimentos; classificação e caracterização dos ruídos respiratórios e adventícios;

Provas da função respiratória: capacidade vital forçada (CVF); volume expiratório máximo no 1º segundo (VEMS1); ratio VEMS1/CVF; débito expiratório máximo instantâneo (DEMI); pico de fluxo de tosse; pressão inspiratória máxima (PImax); pressão expiratória máxima (PEmax); gasometria arterial; oximetria.

– Sistema tegumentar: estrutura, funções lesões e avaliação da pele;

Processo de cicatrização: fases, formas, complicações e fatores que prejudicam a cicatrização; tipos e avaliação das cicatrizes;

Lesões cutâneas/subcutâneas: características; classificação; avaliação; a úlcera de origem venosa e arterial, a úlcera de decúbito (manifestações clínicas, fatores de risco e avaliação), o pé diabético; a queimadura (avaliação do risco e gravidade, classificação; reação sistémica avaliação e complicações no grande queimado;

Edema: hidrodinâmica vascular; classificação e avaliação do edema.

2. Medir e avaliar resultados de saúde; resultado de saúde e medição de resultados; objetivos e finalidades da medição e avaliação de resultados de saúde; satisfação dos doentes e outros consumidores dos serviços de saúde; (20 h)                          

Medição de resultados de cuidados de fisioterapia: fundamentos e finalidades. Adequação versus efetividade dos cuidados. Determinação de resultados de cuidados de fisioterapia. Definir tratamento em fisioterapia.

Medidas para a pesquisa e medição de resultados de cuidados de fisioterapia: tipo de medidas e requisitos psicométricos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO