Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular a metodologia de trabalho será, predominantemente, prática. As diferentes atividades propostas serão desenvolvidas individualmente, em pequeno e/ou grande grupo tendo como objetivo a aquisição gradual de capacidades expressivas/comunicativas através da Expressão Dramática.
Avaliação exclusivamente contínua
Atividade teórico-prática – 25%
Atividades práticas – 70%
Comportamento e atitude da turma enquanto coletivo -5%
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO À AVALIAÇÃO POR EXAME DE RECURSO E ÉPOCA ESPECIAL NA DISCIPLINA DE EXPRESSÃO DRAMÁTICA
1.Para poder aceder ao exame de recurso ou de época especial, o/a aluno/a deverá ter estado presente em 50% das sessões
2. É da responsabilidade do/a aluno/a comparecer na data e hora fixadas pelos serviços académicos para a realização do exame fazendo-se acompanhar de 5 elementos turma, do ano em que se realiza a prova, necessários para a realização da parte prática do exame.
Resultados de Aprendizagem
1. Utilizar o corpo de forma consciente e controlada como instrumento da comunicação.
2. Conhecer e distinguir os elementos da linguagem dramática e utilizá-los de forma criativa.
3. Compreender a linguagem dramática como elemento significativo da expressão/comunicação a partir devivências, memórias, imagens e ideias.
4. Reconhecer as Expressões Artística
Programa
1. O corpo, a voz, os objetos, o espaço, o som e o texto como indutores do jogo dramático.
2. O tema, a personagem, o espaço e o tempo na construção de histórias.
3. O texto dramático e o texto não – dramático.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Atividades práticas - 70.0%
- - Comportamento e atitude da turma - 5.0%
- - Atividade teórico-prática - 25.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barret, G. e Landier, J.-C. (1994). Expressão dramática e teatro. Porto: ASA.
Beauchamp, H.(1997). Apprivoiser le théâtre. Montréal: Ed. Logiques.
Beja, F., Madureira, C. e Topa, J.M. (1993). Drama, Pois! Porto:Porto Editora.
Gauthier, H. (2000). Fazer teatro desde os cinco anos, Coimbra: ESEC/Livraria Minerva.
Hargreaves, D. J. (2002). Infancia y Educación Artística. Madrid: Ediciones Morata.
Huidobro Valdés, M. V. G. (2008). Pedagogía Teatral: metodología ativa en el aula. Santiago: Universidad Católica de Chile.
López Valero, A (2009). Claves para una enseñanza artístico-creativa: La Dramatización. Barcelona: Octaedro.
Rooyackers, P. (2003). 101 jogos dramáticos. Rio Tinto: ASA.
Spolin, V. (2007). Jogos Teatrais na Sala de Aula – um manual para o professor. São Paulo: Perspetiva