Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
– Exposição e explicação dos assuntos e conceitos pela professora e esclarecimento simultâneo de
dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos.
– Leitura e apreciação crítica, por parte dos alunos, de textos propostos pela professora.
– Resolução de exercícios para aplicação dos conhecimentos adquiridos em aula.
A avaliação contínua efetivar-se-á com base nos seguintes parâmetros:
– participação dos alunos nas aulas (5%)
– trabalhos de produção escrita realizados ao longo do semestre (15%)
– teste de avaliação 1 – 40%
– teste de avaliação 2 – 40%
Exame – 100%
Resultados de Aprendizagem
1. Utilizar com propriedade as regras da língua portuguesa na comunicação escrita;
1.1 Identificar, compreender e corrigir erros ortográficos;
2. Dominar modelos e técnicas de redação – resumo, síntese e descrição – de acordo com diferentes tipologias textuais;
2.1 Redigir textos coesos e coerentes.
Programa
1 – Características gerais da escrita
2 – Questões de Coesão e de Coerência textuais:
2.1 – Levantamento de problemas linguísticos frequentes e esclarecimento de dúvidas.
3 – Gramática e Ortografia – o erro: tipologia e correção
4 – Modelos e técnicas de redação
4.1 – resumir
4.2 – sintetizar
4.3 – descrever
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 15.0%
- - Frequência - 80.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2006). Saber escrever, saber falar. Dom Quixote.
Giguel, F. (1990). Como resumir textos. Porto Editora.
Koch, I. V. & Travaglia, L. C. (2006). A coerência textual. Editora Contexto.
Nogueira, R. (1995). Dicionário de erros e problemas de linguagem. Clássica Editora.
Peres, J. A. & Móia, T. (1995). Áreas críticas da língua portuguesa. Caminho.
Rocha, R. & Costa, J. M. (2008). Cuidado com a língua. Oficina do Livro.