Expressão Escrita para a Comunicação Social

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

– Exposição e explicação dos assuntos e conceitos pela professora e esclarecimento simultâneo de
dúvidas durante a abordagem teórico-prática dos vários conteúdos programáticos.
– Leitura e apreciação crítica, por parte dos alunos, de textos propostos pela professora.
– Resolução de exercícios para aplicação dos conhecimentos adquiridos em aula.

A avaliação contínua efetivar-se-á com base nos seguintes parâmetros:
– participação dos alunos nas aulas (5%)
– trabalhos de produção escrita realizados ao longo do semestre (15%)
– teste de avaliação 1 – 40%
– teste de avaliação 2 – 40%

Exame – 100%

Resultados de Aprendizagem

1. Utilizar com propriedade as regras da língua portuguesa na comunicação escrita;
1.1 Identificar, compreender e corrigir erros ortográficos;
2. Dominar modelos e técnicas de redação – resumo, síntese e descrição – de acordo com diferentes tipologias textuais;
2.1 Redigir textos coesos e coerentes.

Programa

1 – Características gerais da escrita
2 – Questões de Coesão e de Coerência textuais:
2.1 – Levantamento de problemas linguísticos frequentes e esclarecimento de dúvidas.
3 – Gramática e Ortografia – o erro: tipologia e correção
4 – Modelos e técnicas de redação
4.1 – resumir
4.2 – sintetizar
4.3 – descrever

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 15.0%
  • - Frequência - 80.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2006). Saber escrever, saber falar. Dom Quixote.
Giguel, F. (1990). Como resumir textos. Porto Editora.
Koch, I. V. & Travaglia, L. C. (2006). A coerência textual. Editora Contexto.
Nogueira, R. (1995). Dicionário de erros e problemas de linguagem. Clássica Editora.
Peres, J. A. & Móia, T. (1995). Áreas críticas da língua portuguesa. Caminho.
Rocha, R. & Costa, J. M. (2008). Cuidado com a língua. Oficina do Livro.