Métodos de Ensino
– Aulas magistrais e aulas com resolução de casos ou problemas. A partir da revisão de conhecimentos numa área farmacológica progredir-se-á no conhecimento dos avanços farmacológicos, procurando-se distinguir as verdadeiras inovações farmacológicas e terapêuticas.
– A avaliação consistirá na avaliação contínua, feita através de tarefas ou resoluções de casos. Poderá haver uma majoração de nota (até 2 valores) através de um trabalho sobre uma área focalizada de farmacologia.
Resultados de Aprendizagem
Com os conhecimentos existente de Farmacologia, seja a nível da farmacocinética ou da farmacodinamia, progredir na aquisição de novos conhecimentos e competências, de modo a se desenvolver a capacidade de raciocínio farmacológico.
Programa
– Alvos biológicos para intervenção farmacológica. I & D. Inovações.
– Legislação, guidelines e ética aplicáveis à I & D. Sistemas regulamentares; AIMs; RCM; FI.
– Farmacocinética e avanços farmacológicos nesta área. Nanopartículas; formulações farmacêuticas. Dispositivos. Pró-fármacos. Novos sistemas para administração de fármacos.
– Farmacodinamia.
– Grupos fármaco-terapêuticos. Revisão e avanços farmacológicos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics.
– Nature Reviews / Drug Discovery