Farmacologia II

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomofisiologia I e II, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Química Orgânica, Química dos Fármacos, Farmacologia I

Métodos de Ensino

Os conteúdos respeitantes aos módulos 1-5 capitalizam conhecimento fundamental das ciências farmacológicas que é aplicado à resolução de casos reais, com desenvolvimento do raciocínio analítico e crítico em Farmacologia. O módulo 6 preconiza a aplicação objetiva do conhecimento em situações de maior complexidade, com desenvolvimento de competências farmacológicas nas suas dimensões práticas e reforço de aptidões de comunicação oral e escrita. As metodologias de ensino (ME) selecionadas combinam estratégias de inovação pedagógica através de momentos de aprendizagem ativa, centrada no estudante, tendo em vista a promoção da trilogia do conhecimento nas suas dimensões: saber-saber (conhecimentos), saber-fazer (aptidões) e saber-ser (competências).

 

ME1 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais adequados, com momentos ativos de aprendizagem individual centrados na resolução de problemas farmacológicos para aplicação do conhecimento: Plataforma Mentimeter (Worlcloud, Q&A, Multiple Choice, Ranking tools) [Módulos 1-5]

ME2 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento: Atividades Jigsaw [Módulos 1-5]

ME3 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento: Atividades Think-Pair-Share [Módulos 1-5]

ME4 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com o desenvolvimento de competências de análise e resolução de casos práticos em ensaios clínicos com recurso a softwares de gestão de ensaios clínicos disponíveis on-line [Módulo 6]

ME5 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através do desenho, em grupo, de um protocolo de ensaio clínico com identificação do comparador e estabelecimento de estudos de não-inferioridade, equivalência e superioridade. O docente dinamiza o processo de aprendizagem através de orientação síncrona na Plataforma Jamboard [Módulo 6]

ME6 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através da participação de experts na matéria, em webinares organizados para o efeito [Módulo 6]

ME7 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a conceptualização e desenvolvimento, em grupo, de um Infográfico explicativo de cada projeto através da plataforma Canva [Módulo 6]

ME8 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a apresentação do projeto desenvolvido em grupo, em formato Pitch, tendo em vista o ganho de competências de comunicação oral em ciências farmacológicas [Módulo 6]

Resultados de Aprendizagem

Finda a unidade curricular, espera-se ter capacitado os alunos para:

C1 – Interpretar os mecanismos de ação de moléculas farmacologicamente ativas, competentes para modular: i) hemóstase, ii) sistema endócrino, iii) sistema digestivo, iv) antimicrobianos, v) antineoplásicos

C2 – Contextualizar a origem de efeitos adversos e interações medicamentosas das moléculas em apreço, aplicando algoritmos de pensamento sistémico e reconhecendo como sistemas fisiológicos complexos são modulados em diferentes domínios

C3 – Aplicar o processo de investigação e desenvolvimento de medicamentos na sua fase clínica, selecionando os protocolos adequados, com foco na vertente farmacológica

C4 – Raciocinar analítica e criticamente, com domínio de estratégias de comunicação oral e escrita nas ciências farmacológicas

Programa

Matriz teórica (T)

 Módulo 1. Modificadores do Sangue (6h T)

Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

1.1. Anticoagulantes e anti-agregantes plaquetares

1.2. Fibrinolíticos

1.3. Heparinas não-fracionadas e fracionadas

1.4. Cumarinas

1.5. Fibrinolíticos

1.6. Agentes hemostáticos

1.7. Anti-anémicos

1.8. Agentes estimulantes da eritropoiese

 

Módulo 2. Farmacologia do Sistema Endócrino (12h)

2.1. Revisão do funcionamento dos sistemas endócrino e metabólico

Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

2.2. Fármacos usados no tratamento das dislipidemias

2.2.1. Ácido nicotínico, fibratos e resinas sequestradoras

2.2.2. Inibidores da HMG-CoA reductase

2.2.3. Inibidores da PCSK9

2.3. Fármacos usados no controlo glicémico

2.3.1. Insulinoterapia

2.3.2. Sensibilizadores de insulina

2.3.3. Hipoglicemiantes

2.4. Fármacos usados na disfunção tiroideia

2.5. Mineralocorticóides e vasopressinas

2.6. Moduladores do metabolismo do cálcio e remodelação óssea

2.7. Contracepção hormonal

 

Módulo 3. Farmacologia do Sistema Digestivo (6h)

3.1. Revisão do sistema histaminérgico e muscarínico

Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

3.2. Inibidores da bomba de protões

3.3. Antagonistas muscarínicos

3.4. Agonistas PGs

3.5. Antiácidos

3.6. Anti-histaminérgicos seletivos H2

3.7. Antieméticos

3.8. Laxantes

3.9. Anti-diarreicos

 

Módulo 4. Antimicrobianos (12h)

4.1. Revisão de determinantes da célula bacteriana, vírica e fúngica

4.2. Definição dos conceitos: bacteriostático, bactericida, espetro de ação, sensibilidade a antibióticos

Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

4.3. Antibacterianos

4.3.1. Inibidores da síntese da parede bacteriana

4.3.2. Inibidores metabólicos

4.3.3. Inibidores da síntese proteica

4.3.4. Inibidores da síntese de ácidos nucleicos

4.3.5. Mecanismos de resistência bacteriana

4.4. Antivíricos

4.4.1. Fármacos ativos contra vírus DNA

4.4.2. Fármacos ativos contra vírus RNA

4.4.3. Fármacos ativos contra retrovírus

4.5. Antifúngicos

4.5.1. Polienos

4.5.2. Equinocandinas

4.5.3. Azoles

4.6. Anti-helmínticos

 

Módulo 5. Antineoplásicos (9h)

5.1. Fármacos alquilantes

5.2. Fármacos antimetabolitos

5.3. Fármacos moduladores da tubulina/toposiomerase

5.4. Imunomoduladores

5.5. Mecanismos de resistência

 

Matriz Prática (P)

 

Módulo 6. O processo de investigação e desenvolvimento (I&D) clínico de medicamentos e produtos de saúde em Farmacologia

6.1. Ensaios clínicos (14h)

6.1.1. Desenho do protocolo:

6.1.1.1. Ensaios de Fase I: Biodisponibilidade absoluta, fatores extrínsecos, fatores intrínsecos

6.1.1.2. Ensaios de Fase II

6.1.1.3. Ensaios de Fase III 

6.1.1.4. Avaliação e Autorização de Introdução no Mercado: Guidelines ICH (6h)

6.1.1.5. Estudos de vigilância Pós-Comercialização (4h)

6.2. Estabelecimento de biomarcadores (2h)

6.3. Reposicionamento de fármacos (2h)

6.3. Questões éticas e regulamentares (2h)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária
Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, 5a edição. Coordenado por S. Guimarães, D. Moura e P. Soares da Silva. Porto Editora, 2006.
Basic & Clinical Pharmacology, de Katzung, 10a edição, editado pela McGraw-Hill.
Goodman and Gilman’s. The Pharmacological Basis of Therapeutics, 10a edição. Editado por A. G. Gilman et al. Pergamon Press.
Guide to drug development: a comprehensive review and assessment, 1ª edição. Spilker, Bert 2009. Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins. 1st edition.

Bibliografia secundária
Apontamentos
Artigos científicos da especialidade, com revisão por pares, indexados à Medline
Clinical trials guidelines, EudraLex – Volume 10