Métodos de Ensino
M1. Os alunos são encorajados a organizar o processo de aprendizagem valorizando as capacidades de aprender a apreender e a trabalhar em colaboração. A partir do suporte bibliográfico, os alunos irão integrar os conhecimentos, produzindo trabalhos em grupo e analisam de forma holística casos práticos que reportam em contexto de aula.
Compete ao docente actuar como dinamizador dos processos de aprendizagem.
M2. A aprendizagem dos alunos nesta disciplina far-se-á fundamentalmente através do estudo da matéria teórica e da análise e discussão de casos práticos
M3. Os alunos serão estimulados a trabalhar em grupo, através de instrumentos colaborativos de divulgação de conhecimento, constituindo o seu empenho e a familiarização com esses meios um dos factores relevantes na aprendizagem dos conteúdos
A aquisição de conhecimentos é comprovada através da realização de uma prova de avaliação escrita (60%) e discussão de casos clínicos e apresentação de um trabalho de pesquisa bibliográfica (40%)
Resultados de Aprendizagem
O1. Adquirir conhecimentos que permitam compreender o mecanismo de acção dos fármacos, na sua interacção com o organismo.
O2. Compreender os mecanismos que regulam a acção dos fármacos mais relevantes na clínica e as acções dos constituintes presentes nos alimentos que podem alterar o curso dos mecanismos fisiológicos, patológicos ou homeostáticos do organismo.
O3. Identificar as interações fármaco-alimento e a sua relevância no contexto clínico.
O4. Integrar conhecimentos e competência para conformar a farmacologia à prática das Ciências da Nutrição, contribuindo para um tratamento efectivo e seguro dos doentes.
05. Conhecer e compreender o papel dos suplementos alimentares e de alimentos funcionais, a acção farmacológica de fitoterápicos usados no controlo de peso e a utilização off-label na prática desportiva.
O6. Conhecer e adquirir competências de pesquisa de fontes específicas sobre medicamentos.
Programa
CP1. Princípios gerais de Farmacologia. Fármacos e ações farmacológicas. Ciclo geral dos fármacos no organismo (farmacocinética e farmacodinamia).
CP 2 Farmacologia Clínica com abordagem dos grupos farmacoterapêuticos relacionadas com a prática profissional na área da Nutrição.
CP3. Farmacologia e Nutrição. Interação alimento-fármaco e nutriente-fármaco. Constituintes farmacologicamente ativos presentes na dieta.
CP4. Suplementos alimentares e alimentos funcionais. Acção farmacológica de fitoterápicos usados no controlo de peso. Utilização off-label na prática desportiva.
CP5. Fontes de informação de medicamentos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
[1] Farmacologia. HP Rang, MM Dale, JM Ritter (Eds), 8ª edição. Elsevier Editora, 2016 (ou a versão Inglesa: Rang and Dale’s pharmacology, HP Rang, MM Dale, JM Ritter (Eds), 9th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2019)
[2] Guimarães, Sérgio, José Garrett, and Wilhelm Osswald. Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas: Manual de Farmacologia e Farmacoterapia. 6ª Edição. 2017.
[3] Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, JS Lazo, KL Parker (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2017
[4] Boullata, Joseph I., and Vincent T. Armenti, eds. Handbook of drug’nutrient interactions. Springer Science & Business Media, 2004.
[5] Nutracêuticos e alimentos funcionais – Coordenação João F. Pinto – LIDEL Ed. Técnicas, 2010
[6] Manual de Interacções Alimentos – Medicamentos – Ramos F., Santos, L., Castilho, M. C., Silveira, M. I.N. 2ª Edição, Hollyfar, Marcas e Comunicação, Lda., Lisboa, 2010