Física Aplicada

Métodos de Ensino

A UC contempla:
– 1 aula teórica de 2h por semana, onde o professor expõe sumariamente os conteúdos programáticos da disciplina e aplica os conceitos físicos apresentados à compreensão de exemplos práticos pertencentes ao universo do profissional de Saúde Ambiental, introduzindo o aluno à aplicação desses conceitos na resolução de problemas;
– 1 aula teórico-prática de 1h por semana, onde os alunos procedem à resolução acompanhada de exercícios de aplicação prática formulados no âmbito do universo do profissional de Saúde Ambiental com o intuito de clarificar e relacionar os assuntos abordados na componente teórica, bem como de conferir competências efetivas na análise e resolução de problemas reais.
Avaliação contínua
1) exercícios periódicos (EP)
2) duas provas de avaliação escrita (PE1 + PE2)
Nota Final = (EP + PE1 + PE2)/3, em que EP representa a média da classificação obtida nos vários exercícios (EP), e PE1 e PE2 representa a avaliação obtidas nas provas de avaliação escrita.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos:
– relativos a conceitos, leis e princípios fundamentais de Física com aplicação no futuro desempenho da sua profissão, em particular nas áreas da obtenção e utilização de Energia, da ermodinâmica, da Acústica, da Eletricidade, das Radiações Eletromagnéticas e Radioatividade.
O aluno deve adquirir aptidões para:
– compreender e resolver problemas ligados à interpretação de fenómenos físicos, com relevo para as questões relacionadas com a Saúde Ocupacional;
– aplicar os mecanismos intelectuais de compreensão e rigor subjacentes ao método científico, que de forma tão clara transparecem no campo da Física.
O aluno deve adquirir competências para:
– utilizar de forma crítica equipamentos de medição.

Programa

1 – Elementos de física clássica
1.1 Unidades e análise dimensional
1.2 Princípios de mecânica de fluidos
2 – Energia
2.1 Forças conservativas, forças dissipativas, potência e rendimento energético
2.2 Produção vs. transferência de energia
3 – Acústica
3.1 Movimentos vibratórios e ondulatórios
3.2 Ondas sonoras e ruído
3.3 Sistemas e Instrumentação acústica
4 – Calor, energia térmica e termodinâmica
4.1 As leis da termodinâmica
4.2 Processos de transferência de energia térmica
5 – Eletricidade
5.1 Corrente contínua vs corrente alterna;
5.2 Bioeletricidade
5.3 Segurança elétrica
6 – Radiação eletromagnética
6.1 Espectro eletromagnético
6.2 Interação da radiação eletromagnética com a matéria biológica
7 – Radioatividade e energia nuclear
7.1 Isótopos estáveis e instáveis
7.2 Decaimento radioativo
7.3 Produção de energia nuclear
7.4 Proteção e Segurança Radiológica

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

TIPLER e MOSCA, Física para Cientistas e Engenheiros (5ª ed.) – volumes 1, 2 e 3, Editora: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora Lda, Ano de Edição: 2006