Métodos de Ensino
As aulas teóricas destinam-se à exposição teórica da matéria, fazendo-se,em muitos casos, uma conso-lidação das matérias leccionadas com recurso a exemplos ilustrativos. As aulas de teórico-prática des-tinam-se à resolução de exercícios relativos às matérias leccionadas nas aulas teóricas. Na componente laboratorial os alunos realizam, em grupo, quatro trabalhos práticos referentes à matéria leccionada (dinâmica linear, estática, pêndulo e dinâmica da rotação).
A avaliação consiste de uma componente laboratorial (P) com cotação total de 4 valores, e de uma componente de avaliação escrita (E) cotada para 20 valores. Na componente de avaliação escrita, os alunos podem efectuar os exames em vigor no regulamento de avaliação do ISEC. Os alunos obtêm aprovação à unidade curricular se obtiverem um mínimo de 2,0 valores à componente laboratorial e se a classificação final, calculada por 0,8*E+P, for igual ou superior a 9,5 valores.
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular tem por objectivo dotar os alunos de conhecimentos em diversas áreas da Física com particular importância na área da Eng. Biomédica, conhecimentos esses que são fundamentais para uma melhor compreensão não só de alguns processos biológicos, mas também do princípio de funcionamento da mais diversa instrumentação médica para medição de parâmetros biológicos. Assim, o aluno deve adquirir competências ao nível dos princípios e leis fundamentais nas diferentes áreas de Física leccionadas, saber aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas concretas, bem como interpretar e discutir o significado físico de expressões numéricas e resultados de experiências laboratoriais.
Programa
1. Cinemática da partícula
1.1. Referenciais
1.2. Vetores posição, velocidade e aceleração
1.3. Movimento unidimensional: leis do movimento
1.4. Movimento circular
1.5. Movimento de projéteis
1.6. Movimento tridimensional
2. Dinâmica da partícula e do corpo rígido
2.1. Momento linear de uma partícula
2.2. Conservação do momento linear
2.3. Leis de Newton
2.4. Impulso de uma força
2.5. Forças diretamente aplicadas, de ligação e de atrito
2.6. Momento angular da partícula
2.7. Momento de uma força em relação a um ponto e em relação em um eixo
2.8. Momento angular do corpo rígido
2.9. Momento de inércia
2.10. Rotação do corpo rígido
2.11. Conservação do momento angular
3. Estática da partícula e do corpo rígido
3.1. Equilíbrio da partícula
3.2. Equilíbrio do corpo rígido
3.3. Apoios e suficiência de apoios
3.4. Análise do equilíbrio de estruturas
4. Trabalho e Energia
4.1. Trabalho
4.2. Potência
4.3. Energia cinética
4.4. Teorema da energia cinética
4.5. Forças conservativas: energia potencial
4.6. Colisões
5. Sistemas de Forças e Binários
5.1. Binários
5.2. Centro de momentos
5.3. Translação de forças
5.4. Sistema de forças equivalente
5.5. Eixo central de momentos
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Robert Resnick, David Halliday (1984) Física (4ª Edição), Vol. 1 e 2, Brasil: Livros Técnicos e Científicos (cotas na bilbioteca do ISEC: 5-1-102; 5-1-103)
David Halliday, Robert Resnick, Kenneth S. Krane (1992), Physics (4th edition), vol. 1 and 2, New York : John Wiley (ISEC library: 5-1-84 and 5-1-85)