Conhecimentos de Base Recomendados
Física e Matemática do ensino secundário.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas baseadas na apresentação oral dos conceitos teóricos e discussão crítica da aplicação destes à resolução de exercícios.
Utilização de metodologias ativas de aprendizagem em sala de aula, com e sem recurso a plataformas digitais.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno adquira competências nas seguintes áreas da Física:
Mecânica de sólidos
Mecânica de fluidos
Programa
Sistemas de unidades mecânicas:
Grandezas e unidades físicas
Cálculo vetorial
Mecânica de sólidos:
Leis de Newton
Cinemática
Trabalho e energia
Ondas mecânicas e som
Mecânica de fluidos:
Princípio fundamental da hidrostática
Princípios de Arquimedes e Pascal
Equações da continuidade e de Bernoulli
Leis de Poiseuille e Stokes
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 70.0%
- - Mini Testes - 30.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Materiais de apoio à UC disponíveis na plataforma inforEstudante (https://inforestudante.ipc.pt)
Cutnell, J.D., Johnson, K.W., Young, D. & Stadler S. (2018). Physics, 11th Edition. John Wiley & Sons, Inc.
Wilson, J.D., Buffa, A.J. (2010). College Physics, 7th Edition. Pearson PLC.
Halliday, D., Resnick, R. & Walker, J. (2018) Fundamentals of Physics: Extended, 11th Edition. John Wiley & Sons, Inc.
Tipler, P., Mosca, G. (2009). Física para Cientistas e Engenheiros – Vol. 1, Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. Livros Técnicos e Científicos.
Bueche, F.J. & Hecht, E. (2001). Física 9a edição. Mc Graw-Hill Inc.
Links úteis e interessantes:
Hyper Physics
http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/
JAVA Applets
http://www.falstad.com/mathphysics.html
NIST