Física I

Conhecimentos de Base Recomendados

 

Conhecimentos de Física e de Matemática ao nível do ensino secundário.

 

Métodos de Ensino

De acordo com o plano de transição estabelecido da Licenciatura em Engenharia Biomédica – Bioelectrónica para a Licenciatura em Engenharia Biomédica, não haverá lugar a aulas.

Resultados de Aprendizagem

 

Tornar mais sólidos os conhecimentos em diversas áreas da Física com particular importância na área da Engenharia Biomédica, fundamentais para uma melhor compreensão de alguns processos biológicos e métodos usados na mais diversa instrumentação médica para medição/observação de parâmetros biológicos. A aplicação destes conhecimentos terá lugar em várias disciplinas do curso bem como na futura vida profissional.

Pretende-se que os alunos aprendam os conceitos, princípios e leis fundamentais nas diferentes áreas da Física lecionadas e que saibam aplicar os conhecimentos adquiridos nessas áreas da Física em situações práticas concretas desenvolvendo capacidade para interpretar e discutir a expressão numérica e o significado físico dos resultados de experiências laboratoriais.

 

Programa

 

1) Mecânica do ponto material e de sistemas de pontos (momento linear e colisões; leis de Newton; momento de uma força e momento angular; centro de massa; forças conservativas e não conservativas; trabalho realizado por uma força; energias potencial, cinética e mecânica; teorema da energia cinética).

2) Mecânica de fluidos (fluidos ideais e reais; lei da Pascal; impulsão; equações da continuidade e de Bernoulli; viscosidade, equação de Poiseuille; Lei de Stokes; Número de Reynolds e regimes de escoamento).

3) Fenómenos de superfície (tensão superficial; energia de coesão e tensão de contacto; capilaridade; interfaces entre fluidos imiscíveis)

4) Fenómenos de transporte (1ª e 2ªlei de Fick, Difusão através de membranas)

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

Tipler, “Física para cientistas e engenheiros”, Vol. 1, LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 4ª Edição, 2000.
5-1-139 (ISEC) V.1º v. – 11191
5-1-142 (ISEC) V.1º v. – 11194. – Ex. repetido da obra completa
5-1-162 (ISEC) V.1º v. – 12643. – Ex. repetido da obra completa

Tipler, “Física para cientistas e engenheiros”, Vol. 1 e 2, Editora Guanabara Koogan S.A., 3ª Edição
5-1-88 (ISEC) V.2º v. – 07876. – Ex repetido
5-1-98 (ISEC) V.1º v. – 08010
5-1-99 (ISEC) V.2º v. – 08011
5-1-115 (ISEC) V.1º v. – 08331. – Ex. repetido da obra completa
5-1-116 (ISEC) V.2º v. – 08309

Francis Sears, Mark W. Zemansky, Hugh D. Young, “Física”, Vol. 1 e 2, LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 2ª Edição, 1992.
5-1-109 (ISEC) V.1º v. – 08095. – Ex. repetido
5-1-95 (ISEC) V.2º v. – 08007
5-1-111 (ISEC) V.1º v. – 08330. – Obra repetida
5-1-112 (ISEC) V.2º v. – 08312

Frederick J. Bueche, Eugene Hecht, “Física”, Mc-Graw Hill Portugal, 9ª Edição, 2001.
5-1-192 (ISEC) – 14212
5-1-193 (ISEC) – 14218. – Ex. repetido

Serway, “Física”, Vol. 1 e 2, LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 3ª Edição, 1992.

Kane & Sternheim, “Physics”, John Wiley & Sons, 3rd Edition, 1988.

Benson, “University Physics” – Revised Edition, John Wiley & Sons, 1996.

J. J. Pedroso de Lima, “Biofísica Médica”, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2003.

Apontamentos vários elaborados pelos docentes.