Métodos de Ensino
1. Exposição dos fundamentos teóricos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos;
2. Execução de trabalhos práticos laboratoriais relacionados com a temática;
3. Trabalho individual ou em grupo para a resolução de questões apresentadas pelo professor ou formuladas pelos alunos;
4. Pesquisa bibliográfica orientada sobre alguns temas de interesse, apresentação e discussão do produto final da pesquisa.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender as relações água-planta-atmosfera;
2. Entender aspectos do balanço do carbono com os grupos sistemáticos e com a produtividade vegetal;
3. Compreender a dinâmica e a cinética do crescimento e do desenvolvimento na produtividade vegetal.
Programa
Competência 1:
1 Fluxo de água no continuum solo-planta-atmosfera;
2 Relações hídricas e balanço hídrico;
3 Transpiração;
4 Deficiência hídrica e o crescimento da planta;
5 Economia hídrica na planta e a produtividade vegetal.
Competência 2:
1 Metabolismos do carbono, do azoto e do enxofre;
2 Fotoquímica e assimilação do carbono;
3 Estrutura do sistema fotossintético;
4 Metabolismo respiratório;
5 Respiração e energética vegetal;
6 Interação entre metabolismo do carbono e do azoto e o impacto na produtividade vegetal;
7 Limitações metabólicas e ambientais à produção vegetal;
8 Síntese, regulação, acumulação e translocação dos assimilados;
9 Curso diurno dos processos fisiológicos em função das variações ambientais.
Competência 3:
1 Sinais, recetores e vias de transdução dos sinais associados ao desenvolvimento;
2 Hormonas clássicas e emergentes;
3 Fisiologia da germinação e dormência.de sementes;
4 Diferenciação, reprodução e rendimento;
5 Crescimento de plantas
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Teste escrito - 60.0%
- - Desempenho nas aulas e qualidade dos relatórios apresentados - 15.0%
- - Elaboração de um trabalho escrito sobre um tema previamente acordado com o docente, apresentação e discussão - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Yeo, A.; Flowers, T. 2007. Plant solute transport. Blackwell, Oxford.
Arrabaça, M. C. – Metabolismo Fotossintético do Carbono, em Bioquímica, M. J. Halpern ed., Lidel. 1997.
Pessarakli, M. 2005. Handbook of photosynthesis. CRC – Taylor & Francis, Boca Raton, 952 pp.
Kirkham, M. 2005. Principles of soil and water relations. Elsevier Academic Press, Burlington.
Overman, A.; Scholtz, R. 2002. Mathematical models of crop growth and yield. New York. Marcel Dekker, 344 pp.
Blankenship, R. 2002 – Molecular mechanisms of photosynthesis. London: Blackwell Science, 336 pp.
Nobel, P. 2005. Physicochemical and environmental plant physiology, 3rd edition. Elsevier Academic Press, Burlington.
Bibliografia complementar
Heldt, H.; Piechulla, B. 2010. Plant biochemistry. 4.ed. San Diego: Academic Press, 656 pp.
Hay, R.; Porter, J. 2006. The physiology of crop yield, 2nd edition. Blackwell, Oxford, 328pp.
Taiz, L.; Zeiger, E. 2010. Plant physiology, 5th edition. Sinauer Associates, Suderlands, 782pp.
Roger, M. 2010. Handbook of plant ecophysiology techniques. Dordrecht: Kluwer Academic Press, 472 pp.
Anderson, J. W.; Beardall, J. – Molecular Activities of Plant Cells: An Introduction to Plant Biochemistry, Blackwell. 1991.
Fageria, N.; Baligar V.; Clark, R. 2006 – Physiology of crop production. Haworth Press, New York, 364pp.
Azcon-Bieto, J.; Talon, M. 1993 – Fisiologia y Bioquimica Vegetal. Interamericana, McGraw Hill. Nova lorque.
Contreiras, J. – Fisiologia e Bioquímica da Respiração das Plantas Superiores. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. 1992.
Lambers, H.; Chapin, F.; Pon, T. 2009. Plant physiological ecology, 2nd edition. Springer, Berlin, 640 pp.
Nicholls, D.; Ferguson, S. – Bioenergetics 3, Academic. 2002.