Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
1. Leccionação de aulas teórico-práticas;
2. Execução de trabalhos práticos: 1) no campo (colheita de material vegetal); 2) em laboratório (processamento de semente, avaliação de biomassa, análise de crescimento e de dendrocronologia) e 3) em viveiro (propagação de plantas por via seminal e vegetativa).
3. Na pesquisa bibliográfica e na análise de artigos e relatórios sobre os conteúdos da UC.
4. Na elaboração de relatórios e apresentações relacionados com os aspectos tratados no âmbito desta unidade curricular.
Componentes a classificar e instrumentos de avaliação: 1) realização de minitestes (80%); 2) realização e apresentação de trabalhos (10%); e 3) avaliação do trabalho prático (10%).
Resultados de Aprendizagem
Esta Unidade Curicular tem como objectivo habilitar o aluno de conhecimento sobre:
Módulo 1) As bases fisiológicas e morfológicas do crescimento e desenvolvimento das árvores florestais e suas relações com as práticas de intervenção silvícolas, assim como conhecer o efeito dos factores ambientais no balanço de carbono e a resposta das árvores aos factores do meio: luz, temperatura, água e nutrientes;
Módulo 2) As metodologias e as técnicas associadas à reprodução e propagação de plantas florestais, assim como conhecer as condições necessárias para a certificação do material de base e material florestal de reprodução.
Programa
Módulo 1 – As bases fisiológicas e morfológicas do crescimento e desenvolvimento das árvores, e as suas relações com as práticas de intervenção silvícola: (1) o crescimento e desenvolvimento das árvores florestais, quanto ao crescimento em altura, em diâmetro e no desenvolvimento dos sistemas radicais; (2) o efeito dos factores internos e ambientais e a resposta na distribuição dos fotoassimilados e (3) o efeito das práticas culturais na produtividade, qualidade e sustentabilidade.
Módulo 2 – Propagação de plantas florestais: (1) a gestão de áreas produtoras de semente / material de base; (2) os métodos e técnicas para colheita, processamento e conservação de semente; (3) os métodos e técnicas de produção de plantas florestais/ material florestal de reprodução; (4) as regras e boas práticas para armazenamento e aplicação de produtos fitofármacos; (5) a avaliação da qualidade e certificação; (6) as condições para acondicionamento e transporte e (7) a avaliação à plantação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 1: 1) Minitestes teórico/práticos (80%); e 2) avaliação do desempenho na atividade e relatório práticos (20%) - 50.0%
- - Módulo 2: 1) Minitestes teórico/práticos (80%); e 2) avaliação do desempenho na atividade e relatório práticos (20%) - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Argillier, C., Falconnet, G., Greuz, J., 1991. Production de plants forestiers. Guide technique du forestier méditerranéen français. CEMAGREF, Aix-en-Provence.
Duryea, M.L., Landis, T.D., 1984. Forest nursery manual – production of barerootseedlings. Martinus Nijhoff/Dr W. Junk Pub.
Hartman, H.T., Kester, D.E., Davies, J.F.T., Geneve, R.L., 1997. Plant propagation: principles and practices, 6th ed. Prentice-Hall, Inc., New Jersey.
Kozlowski, T. T.; Pallardy, S. G., 1996. Physiology of Woody Plants. (2nd Edition). San Diego: Academic Press
Pereira, J.S., 1983. A dominância ecológica das árvores. In Naturália, 5: 5-11.
Ribeiro, D., Baião, M., Teixeira, A., 1999. Sementes e Plantas Florestais, importância da sua qualidade. DGF, Lisboa.
Ribeiro, D., Ribeiro, H., Louro, V., 2001. Produção em viveiros florestais. DGDRural/DDTI, Lisboa.
Santos, M.L.C.R. 1994. Sementes e Plantas Florestais. Coimbra/Lisboa: ESAC & EFN.