Conhecimentos de Base Recomendados
Botânica e dendrologia
Métodos de Ensino
Leccionação de aulas teórico-práticas, com visitas ao campo, ao laboratório e a viveiros florestais.
Resultados de Aprendizagem
Esta Unidade Curricular tem como objectivos proporcionar ao aluno as bases fundamentais da fisiologia vegetal e da reprodução das plantas florestais, de acordo com descriminação seguinte.
1) As bases fisiológicas e morfológicas do crescimento e desenvolvimento das árvores florestais e a aplicação deste conhecimento gestão da floresta; o efeito dos factores ambientais no balanço de carbono; a resposta das árvores aos factores do meio: luz, temperatura, água e nutrientes.
2) As metodologias e as técnicas associadas à reprodução e propagação de plantas florestais; as condições necessárias para a certificação do material de base e do material florestal de reprodução.
Programa
Parte 1 – As bases fisiológicas e morfológicas do crescimento e desenvolvimento das árvores, e as suas relações com as práticas de intervenção silvícola.
- O crescimento e desenvolvimento das árvores florestais, quanto ao crescimento em altura, em diâmetro e no desenvolvimento dos sistemas radicais.
- O efeito dos factores internos e ambientais e a resposta na distribuição dos fotoassimilados.
- O efeito das práticas culturais na produtividade, qualidade e sustentabilidade.
Parte 2 – Reprodução de plantas florestais.
- A gestão de áreas produtoras de semente / material de base.
- Os métodos e técnicas para colheita, processamento e conservação de semente.
- Os métodos e técnicas de produção de plantas florestais/ material florestal de reprodução
- As regras e boas práticas para armazenamento e aplicação de produtos fitofármacos
- A avaliação da qualidade e certificação
- As condições para acondicionamento e transporte
- A avaliação da plantação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 1: 1) Minitestes teórico/práticos (80%); e 2) avaliação do desempenho na atividade e relatório práticos (20%) - 50.0%
- - Módulo 2: 1) Minitestes teórico/práticos (80%); e 2) avaliação do desempenho na atividade e relatório práticos (20%) - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CENASEF – CENTRO NACIONAL DE SEMENTES FLORESTAIS (2018). Sementes de Árvores e Arbustos Florestais. http://www2.icnf.pt/portal/florestas/gf/ps/cenasef/catalogo-sementes
Dumroese, R. Kasten; Luna, Tara; Landis & Thomas, D. (2009). Nursery manual for native plants: A guide for tribal nurseries – Volume 1: Nursery management. Agriculture Handbook 730. Washington, D.C.: U.S. Department of Agriculture, Forest Service. 302 p.
Hartman, H.T.; Kester, D.E.; Davies, F.T. & Geneve, R. (2001). Plant propagation: principles and practices, 7th ed. Prentice-Hall, Inc., New Jersey. ISBN 13: 9780136792352
Paiva, V., Correia, C. & Sande Silva, J. (2010). A regeneração artificial em ações de reabilitação pós-incêndio. In: Moreira, F., Catry, F.X., Sande Silva, J., Rego, F. (Eds.), Ecologia do fogo e gestão de áreas ardidas. ISA Press, Lisboa, pp. 253-288.
Pallardy, S.G. (2008). Physiology of Woody Plants (3th Ed.). San Diego: Academic Press. ISBN: 978-0-12-088765-1
Ribeiro, D., Ribeiro, H., & Louro, V. (2001). Produção em viveiros florestais. DGDRural/DDTI, Lisboa
Legislação aplicável.