Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. Recorrendo ao uso de
apresentações multimédia apelando à intervenção direta dos alunos com descrição e discussão de mecanismos
fisiológicos.
Na vertente teórico-prática do ensino da fisiologia privilegia-se, a visualização de vídeos para ilustração de
determinados conteúdos programáticos e a realização de trabalhos práticos e discussão dos mesmos.
Avaliação sumativa por duas frequências e apresentação de trabalho.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
• Fisiologia humana integrados com a Anatomia, a Bioquímica e a Biofísica.
• Normal funcionamento do corpo humano nos diferentes estágios etários.
• Distinção da função normal da anómala de todos os sistemas do organismo.
• Identificação dos processos fisiológicos dos diferentes sistemas humanos.
O aluno deve adquirir aptidões de:
• Reconhecimento e descrição dos processos fisiológicos dos vários sistemas.Avaliação do normal funcionamento fisiológico do corpo humano nos diferentes estágios etários.
O aluno deve adquirir competências de:
• Reter e desenvolver conhecimentos de fisiologia humana.
• Conhecer e descrever os processos fisiológicos dos diferentes sistemas humanos.
Programa
Propriedades excitáveis das células. Neurotransmissão.
Sistema nervoso central e periférico. Sistema somático e autónomo simpático e parassimpático.
Contínuo neuro-endócrino: hipotálamo e hipófise. Tiróide, Paratiróide e suprarrenal.
Contracção muscular esquelética e lisa.
Fisiologia do osso, deposição e reabsorção óssea.
Contracção muscular cardíaca. Transmissão eléctrica no coração.
Circulação sistémica e pulmonar. Regulação nervosa e endócrina da pressão arterial.
Controlo autónomo da ventilação pulmonar. Complacência das vias respiratórias. Trocas gasosas alveolares.
Constituintes do sangue. Sistema linfático e Imunidade.
Rim e nefrónio: filtração, reabsorção e secreção. Equilíbrio hidro-electrolítico.
Sistema digestivo: Funções motoras, secretoras e absortivas dos compartimentos digestivos. Pâncreas exócrino e
fígado. Controlo do apetite.
Controlo endócrino do metabolismo: pâncreas endócrino e tecido adiposo.
Gónadas e aparelho reprodutor.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Guyton, Hall. (2010). Textbook of Medical Physiology. Saunders. 12th Ed.
Berne, R., Levy, M. (2005). Principles of Physiology. Elsevier Mosby. 4th Ed.
Tresguerres, J. (2010). Fisiologia Humana. McGraw-Hill. 4th Ed.
Wander J., Sherman J., Luciano, D. (2001). Human Physiology. McGraw Hill. 8th Ed.
Medeiros J.A.S. – Fisiologia Humana e Conceitos de Fisiopatologia