Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos básicos de Biologia
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. Recorrendo ao uso de apresentações multimédia apelando à intervenção direta dos alunos com descrição e discussão de mecanismos fisiológicos.
Na vertente teórico-prática do ensino da fisiologia privilegia-se, a visualização de vídeos para ilustração de determinados conteúdos programáticos e a realização de trabalhos práticos e discussão dos mesmos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
• Fisiologia humana integrados com a Anatomia, a Bioquímica e a Biofísica.
• Normal funcionamento do corpo humano nos diferentes estágios etários.
• Distinção da função normal da anómala de todos os sistemas do organismo.
• Identificação dos processos fisiológicos dos diferentes sistemas humanos.
O aluno deve adquirir aptidões de:
• Reconhecimento e descrição dos processos fisiológicos dos vários sistemas.
• Avaliação do normal funcionamento fisiológico do corpo humano nos diferentes estágios etários.
O aluno deve adquirir competências de:
• Reter e desenvolver conhecimentos de fisiologia humana.
• Conhecer e descrever os processos fisiológicos dos diferentes sistemas humanos.
Programa
1. Potencial de acção (3 horas)
– Biomoléculas e processos biológicos básicos
– Conceito de homeóstase
– Propriedades excitáveis das células
2. Sistema nervoso (6 horas)
– Neurotransmissão
– Sistema nervoso central
– Sistema nervoso periférico sensorial e motor
– Sistema nervoso autónomo
3. Órgãos dos sentidos (3 horas)
4. Sistema musculo-esquelético (3 horas)
– Propriedades da célula muscular
– Contracção muscular
– Fisiologia do osso
5. Sistema cardiovascular (4 horas)
– Célula muscular cardíaca
– Transmisssão eléctrica no coração: electrocardiograma
– Propriedades da circulação cardíaca
– Fisiologia da contracção arterial – regulação da pressão arterial
6. Sistema respiratório (3 horas)
– Mecanismos da ventilação pulmonar
– Trocas gasosas alveolares
– Transporte de gases no sangue
– Mecanismos de quimiorreceção
7. Sangue e imunidade (3 horas)
– Células sanguíneas – eritócito e metabolismo do ferro
– Coagulação
– Respostas imunitárias inatas e adquiridas
8. Rim (4 horas)
– Constituintes do nefrónio
– Filtração, absorção e secreção
– Regulação hidro-electrolítica: sistema da renina-angiotensina-aldosterona
9. Sistema endócrino (3 horas)
– Contínuo neuro-endócrino
– Tiroide
– Glândulas supra-renais
10. Sistema digestivo (4 horas)
– Especializações motoras, secretoras e absortivas dos compartimentos digestivos
– Pâncreas exócrino
– Fígado
11. Controlo endócrino do metabolismo (3 horas)
– Pâncreas endócrino
– Tecido adiposo
– Regulação do apetite
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Primária
– Silvertorhn D. Human Physiology: An Integrated Approach (8th Edition)
– Seeley R, Stephens T, Tate P. Anatomy and physiology. 8th edition
Secundária
– Guyton H. Textbook of medical physiology. 12th edition
– Pocock G, Richards C. Human physiology: the basis of medicine. 3th edition