Fisiologia II

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos básicos de Biologia

Métodos de Ensino

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada dos conteúdos programáticos. Recorrendo ao uso de apresentações multimédia apelando à intervenção direta dos alunos com descrição e discussão de mecanismos fisiológicos.

Na vertente teórico-prática do ensino da fisiologia privilegia-se, a visualização de vídeos para ilustração de determinados conteúdos programáticos e a realização de trabalhos práticos e discussão dos mesmos.

 

 

The theoretical classes are aimed for the detailed presentation of the program contents. Resorting to the use of multimedia presentations appealing to direct intervention of students with description and discussion of physiological mechanisms.

On theoretical and practical aspects of the teaching of Physiology privileges, the viewing of videos for illustration of certain program contents and practical work and their discussion.

Resultados de Aprendizagem

O aluno deve adquirir conhecimentos de:
• Fisiologia humana integrados com a Anatomia, a Bioquímica e a Biofísica.
• Normal funcionamento do corpo humano nos diferentes estágios etários.
• Distinção da função normal da anómala de todos os sistemas do organismo.
• Identificação dos processos fisiológicos dos diferentes sistemas humanos.
O aluno deve adquirir aptidões de:
• Reconhecimento e descrição dos processos fisiológicos dos vários sistemas.
• Avaliação do normal funcionamento fisiológico do corpo humano nos diferentes estágios etários.
O aluno deve adquirir competências de:
• Reter e desenvolver conhecimentos de fisiologia humana.
• Conhecer e descrever os processos fisiológicos dos diferentes sistemas humanos.

Programa

1. Sistema respiratório (9 horas)
– Mecanismos da ventilação pulmonar
– Trocas gasosas alveolares
– Transporte de gases no sangue
2. Sangue e sistema imunitário (9 horas)
– Constituintes do sangue
– Metabolismo do ferro e fisiologia do eritrócito
– Mecanismos da coagulação

– Respostas imunitárias inatas e adquiridas
– Mecanismos básicos da resposta inflamatória
3. Sistema urinário (9 horas)
– Constituintes do nefrónio
– Filtração, absorção e secreção
– Regulação hidro-electrolítica: sistema da renina-angiotensina-aldosterona e vasopressina
4. Sistema digestivo (9 horas)
– Especializações motoras, secretoras e absortivas dos compartimentos digestivos
– Pâncreas exócrino
– Fígado
– Regulação do apetite/saciedade
5. Sistema endócrino (3 horas)
– Contínuo neuro-endócrino
– Tiróide e Glândulas supra-renais
– Controlo endócrino do metabolismo

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Respiratory system
– Mechanisms of pulmunary ventilation
– Alveolar gas transport
– Gas transport in the blood
2. Immunitary system
– Innate and acquired immunitary responses
– Basic mechanisms of inflammation
3. Urinary system
– Nephron constituents
– Filtration, reabsorption and secretion in the nephron
– Hidro-electrolytic regulation: renin-angiotensin-aldosterone system
4. Endocrine system
– Neuro-endocrine continuous
– Tyroid and adrenal glands
– Gónadas
5. Digestive system
– Motor, seretory and absoptive adaptations of the digestive compartments
– Exocrine pancreas
– Liver
6. Endocrine control of the metabolism
– Nutrient transport in the blood
– Endocrine pancreas
– Adipose tissue
– Incretins
– Satiety regulation