Métodos de Ensino
A unidade curricular será ministrada em formato teórico-prático, de forma expositiva ativa, complementada com a discussão de casos clínicos. A avaliação à unidade curricular assume a forma de prova escrita, enquadrando-se no estipulado no Regulamento de Avaliação da ESTeS-Coimbra.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que o aluno adquira um conhecimento aprofundado e integrado das principais doenças que afetam o sistema cardiovascular, o sistema nervoso central e as doenças que circunscrevem a medicina do sono. As doenças serão apresentadas numa perspetiva from cell to bedside, ou seja, desde a sua génese fisiopatológica até ao desfecho clínico, integrando todas as etapas de manejo clínico, tais como a avaliação clínica, a integração dos resultados dos exames complementares de diagnóstico, o processo de decisão clínica que determina as opções terapêuticas, aflorando-se os seus efeitos, até aos processos de cura, reabilitação e estratificação de risco. Desta forma, pretendesse que o estudante fique dotado de conhecimentos que lhe permitam compreender a integração clínica dos resultados obtidos pela aplicação da tecnologia, aproximando o nível de raciocínio ao dos clínicos com os quais trabalhará no âmbito das equipas multidisciplinares.
Programa
• Fisiopatologia e terapêutica nas principais doenças do sistema cardiovascular;
• Fisiopatologia e terapêutica nas principais doenças neurológicas;
• Fisiopatologia e terapêutica nas doenças em medicina do sono.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Dennis L. Kasper, Stephen L. hauser, Joseph Loscalzo, J. Larry Jameson, Dan L. Longo e Anthony S. Fauci. (2017) Manual de Medicina de Harrison (19ª Edição). Editora McGraw Hill. ISBN: 9788580556025.
John E. Hall. (2016) Guyton & Hall: Tratado de Fisiologia Médica. (13ª Edição). Elsevier.
Laurence Brunton, Randa Hilal-Dandan, Laurence Brunton. (2014) Goodman & Gilman’s Manual of Pharmacology and Therapeutics. 2nd Edition. McGraw-Hill