Fisioterapia e Promoção da Saúde

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridas nas UCs de Psicologia das Relações Interpessoais, Estudo do Movimento Humano, Terapias pelo Movimento.

Métodos de Ensino

Apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e facilitar a abordagem dos alunos;

Análise crítica de programas e projetos, em grupos;

Trabalho em pequenos grupos (4-5 alunos) para desenvolvimento de programas, treino e aplicação entre pares (cocriação em ambientes simulados);

Estão ainda definidas horas para atendimento de alunos presencial ou à distância (Zoom) para esclarecimentos de dúvidas, explicitação de conceitos e acompanhamento de trabalhos;

Material de apoio: cópia dos slides, assim como outro suporte bibliográfico;

No início de cada sessão ser aberto um espaço de 5-10 minutos para esclarecimento de dúvidas sobre a matéria lecionada, permitirá dotar os alunos de skills e competências de acordo com o definido nos objetivos de aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Afectivas: crescimento das áreas emocional/comportamental e de atitude;
Cognitivas: desempenho mental reflexivo e conhecimento;
Psicomotoras: capacidades prático-instrumentais (desempenho manual).

Programa

1. Fundamentos e concepções teóricas da Promoção da Saúde (10 horas).
Definições
Perspectivas internacionais, nacionais e locais
A Fisioterapia e a Promoção da Saúde
Comportamentos individuais e saúde
Ambiente e saúde
Identificação de necessidades individuais e dos grupos
Indicadores
Medidas de resultados (outcomes)
2. Estratégias de intervenção da Fisioterapia individuais e em grupos (15 horas)
Actividade física
Ergonomia
Métodos Cognitivo-comportamentais
Empowerment, doenças crónicas e incapacidade
3. Programas e projectos nacionais e internacionais (20 horas)
Avaliação de necessidades
Organização
Desenho e implementação
Avaliação
Follow up
Estudo de casos

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Buetow, S.A. & Kerse, N. M. (2001). Does reported health promotion activity neglect people with ill-health? Health
Promotion International, 16 (1), 73-78.
Chatterji, S., Ustun, B., Sadana, R., Salomon, J., Mathers, C. & Murray, C. (2002). The conceptual basis for
measuring and reporting on health. Global Programme on Evidence for Health Policy Discussion Paper N. 45.
Geneve: World Health Organization.
Hughes, R. B. (2006). Achieving effective health promotion for women with disabilities. Family Community Health,
29 (1), 44-51.
Kirsten, W. (1998) Healthy Promotion – An International Phenomena. Disponível em 24 Janeiro, 2006. Website:
http://www.healthy.american.edu.
Larson, J. (1991). The Measurement of Health – Concepts and Indicators, 1st edition. London, Greenwood Press.