Conhecimentos de Base Recomendados
Anatomia e fisiologia dos sistemas respiratório e cardiovascular.
Raciocínio clínico orientado para a maximização da funcionalidade.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino integram:
Exposição: para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e orientar a abordagem dos alunos; Utilização de diferentes casos para ilustrar os temas em estudo;
Discussão em pequenos grupos (4-5 alunos), tarefas comuns ou diversas. Para o efeito, os alunos terão de recorrer à pesquisa, leitura e resolução de problemas para analisar criticamente e selecionar os métodos e técnicas de avaliação e intervenção de fisioterapia adequados a doentes com patologias cardiovasculares e respiratórias.
Resultados de Aprendizagem
Desempenho mental reflexivo e conhecimento; crescimento das áreas emocional/comportamental e de atitude. O aluno deverá saber, compreender e ser capaz de: aplicar os princípios de avaliação, diagnóstico, programação e
intervenção em condições e problemas associados ao sistema cardiovascular e respiratório, bem como a elaborar
registos adequados, com base na Funcionalidade/Incapacidade; Organizar os elementos associados aos
procedimentos de Fisioterapia de acordo com as componentes Estruturas, Funções, Atividades/Participação e
Fatores. Desenvolver estratégias centradas na educação/aconselhamento de utentes/doentes e de familiares e do
conhecimento do contributo dos diferentes membros da equipa de saúde de forma que o fisioterapeuta tenha uma
visão global do utente/doente; Analisar criticamente os modelos e as estratégias práticas nos diversos contextos
em que o fisioterapeuta atua;Avaliar a evidência da prática no contexto das condições cardiovasculares e
respiratória
Programa
1. Exame e avaliação das componentes da Funcionalidade e Incapacidade (estruturas e funções do corpo,
atividades e participação) e dos Fatores Contextuais em condições cardiovasculares e respiratórias
2. Identificação dos padrões/diagnóstico
3. Determinação do prognóstico
Definição de objetivos esperados;
Frequência e duração das sessões;
Fatores que podem influenciar as sessões e o plano de intervenção;
4. Abordagens baseadas na evidência e centradas no cliente
Tradicionais ou conservadoras;
Novas tecnologias, incluindo as Tecnologias de Apoio;
Promoção da saúde e prevenção dos problemas secundários;
Educação e aconselhamento;
Reabilitação baseada na Comunidade;
Outras.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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