Conhecimentos de Base Recomendados
Anatomia, Fisiologia, Fisiopatologia, Exame e avaliação, Terapias Manuais, Terapias pelo movimento.
Métodos de Ensino
Duas aulas teórico-práticas semanais de 180 min. As aulas destinam-se a transmitir conhecimentos teórico-práticos sobre os diferentes conteúdos de intervenção em Fisioterapia desportiva e pediátrica.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular Educação Clínica V contempla a aquisição dos seguintes conhecimentos, aptidões e
competências, no âmbito da fisioterapia em condições específicas:
a) Avaliar e tratar doentes;
b) Trabalhar sob a supervisão de Fisioterapeutas;
c) Integrar os estudos teóricos e teórico-práticos;
d) Manter uma abordagem ética;
e) Recolher e interpretar precisa e objetivamente informações pertinentes acerca do doente;
f) Avaliar problemas gerais e específicos;
g) Decidir, de entre os objetivos, os de curto e longo prazo;
h) Selecionar apropriadamente a intervenção tendo em conta o prognóstico e o envolvimento social do doente e
seu tratamento global;
i) Avaliar os resultados da intervenção, a curto e longo prazo;
j) Manter atualizados os registos;
k) Planear um programa educativo.
Programa
Prática supervisionada na avaliação e/ou intervenção em utentes/doentes com condições específicas:
a) Elaboração da história clínica com o propósito da fisioterapia;
b) Observação e exame do utente/doente, centrados nos problemas que requerem a intervenção do fisioterapeuta;
c) Registos da avaliação e intervenção;
d) Planeamento de um programa de intervenção;
e) Execução de determinadas técnicas de tratamento;
f) Desenvolvimento das capacidades de relação e de comunicação com o utente/doente;
g) Desenvolvimento de comportamento/atitude profissional (segundo os princípios da ética profissional).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Guide to Physical Therapist Practice. Second Edition. American Physical Therapy Association. Physical therapy.
2001;81(1):9-746. Epub 2001/02/15.