Fisioterapia em Condições Neuro-musculares

Conhecimentos de Base Recomendados

Técnicas de avaliação e intervenção em fisioterapia

Métodos de Ensino

Exposição: para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e orientar a abordagem dos alunos;
Utilização de diferentes casos para ilustrar os temas em estudo;
Discussão em pequenos grupos (4-5 alunos), tarefas comuns ou diversas.
A avaliação da disciplina enquadra-se no estipulado no Regulamento de
Avaliação da ESTeS-Coimbra, a saber:
Avaliação contínua: os alunos são avaliados através de dois trabalhos de grupo (detalhes sobre os mesmos serão
entregues por escrito aos alunos) ou avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

Prático-instrumentais (desempenho psicomotor);
Cognitivas: desempenho mental reflexivo e conhecimento;
Afectivas: crescimento das áreas emocional/comportamental e de atitude.

Programa

1. Exame e avaliação das componentes da Funcionalidade e Incapacidade (estruturas e funções do corpo,
actividades e participação) e dos Factores Contextuais em condições neuromusculares
2. Identificação dos padrões/diagnóstico
3. Determinação do prognóstico
Definição de objectivos esperados;
Frequência e duração das sessões;
Factores que podem influenciar as sessões e o plano de intervenção;
4. Abordagens baseadas na evidência e centradas no cliente
Tradicionais ou conservadoras;
Facilitadora (Bobath, Rood, Carr & Shepard, outras);
Neuropsicológica;
Neuroplasticidade;
Novas tecnologias, incluindo as Tecnologias de Apoio;

Promoção da saúde e prevenção dos problemas secundários;
Educação e aconselhamento;
Reabilitação baseada na Comunidade;
Outras.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Associação Portuguesa de Fisioterapeutas. Fisioterapia Padrões de Prática – Adaptação do documento da região
Europeia da WCPT serial online 2002 cited 2005 Março 10 . Disponível em: URL: http://www.apfisio.pt
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Dekker J, Baar M, Curfs E, J Kerssens J. Diagnosis and Treatment in Physical Therapy: An investigation of Their
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