Resultados de Aprendizagem
Fazer o enquadramento ao uso do fogo
Fazer a implementação operacional do fogo controlado
Elaborar um Plano de Fogo Controlado (PFC) e um Plano Operacional de Queima (POQ)
Planear, executar e avaliar acções de fogo controlado em formações arbustivas e arbóreas
Programa
Enquadramento ao uso do fogo
Introdução, Historial do uso do fogo, Objetivos para o uso do fogo, Enquadramento legal para o uso do fogo, Entidades envolvidas, direta ou indiretamente, em matéria de DFCI
Implementação operacional do fogo controlado
Planeamento: planeamento estratégico e planeamento das operações de queima, Execução: preparação, técnicas de ignição e condução do fogo, momento da ignição, protocolo de segurança, Equipa de queima: tarefas, responsabilidades e dimensão; controlo e rescaldo; equipamento e ferramentas de ignição, Avaliação e monitorização: imediata e a médio prazo.
Elaboração do Plano de Fogo Controlado (PFC) e do Plano Operacional de Queima (POQ)
Capacidade de concretização dos conceitos lecionados, Elaboração de um PFC nas suas várias vertentes, Simulação de planos operacionais de queima, preparar os POQ do PFC previamente elaborados, utilizando os modelos disponibilizados pelo ICNF, I. P.
Planeamento, execução e avaliação de fogo controlado em formações arbustivas e arbóreas
Execução de um PFC previamente elaborado, Avaliação e análise das operações de queima realizadas, elaborar os POQ das parcelas queimadas utilizando os modelos disponibilizados pelo ICNF, I.P.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Correia, S.. (s/ data). Noções básicas de defesa da floresta contra incêndios. DGF, Lisboa.
Cruz, M.G.. 2004. Guia fotográfico para a identificação de combustíveis florestais – Região Centro de Portugal, Modelos de combustível, ADAI, Coimbra.
Fernandes, P.; Botelho, H.; Loureiro, C.. 2002. Manual de Formação Para a técnica do Fogo Controlado, UTAD, Vila Real 139 pp .
Fernandes, P.M. 2010. Handbook to plan and use prescribed burning in Europe. Product P13.1-3 of the Integrated project “Fire Paradox”, FP6-018505. European Commission.
Macedo, W.; Sardinha, A.. 1993. Fogos florestais. Publicações Ciência e vida, Lisboa.
Silva, J.S.; Páscoa, F. (Ed.s). 2002. Manual de Silvicultura para a Prevenção de Incêndios. DGF, Lisboa.
Silva, J. S. (Ed.). 2007. Proteger a Floresta – Incêndios, pragas e doenças (Vol. 8). Lisbon: Público/Fundação LusoAmericana para o Desenvolvimento/Liga para a Protecção da Natureza.