Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
A metodologia pretende ser predominante activa e participativa, no sentido da construção do conhecimento, dando possibilidade aos estudantes para desenvolverem competências e estratégias, num trabalho de investimento individual e também colaborativo.
A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da ESEC.
A avaliação assume-se como contínua, incluindo auto e heteroavaliação. Contempla a simulação pedagógica individual e outros trabalhos desenvolvidos no âmbito da unidade curricular, para verificar o domínio dos objectivos pedagógicos e o reforço das competências pedagógicas.
Assim (de acordo com o RFPIF, IEFP 2012), a avaliação final dos formandos é calculada de acordo com os seguintes pesos:
Simulação pedagógica Inicial – 10%
Objectivos pedagógicos – 30%
Competências pedagógicas – 30%
Projecto de Intervenção – 30%
Resultados de Aprendizagem
O trabalho a desenvolver nesta unidade curricular pretende que o estudante venha a ser capaz de:
– Situar o papel do formador no sistema onde desenvolve a sua actividade e definir o respectivo perfil de competências desejável;
– Planificar, desenvolver e avaliar unidades de formação;
– Auto-avaliar-se, em contexto de formação, face ao perfil de competências desejável;
– Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, a nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Programa
Módulo 1- Formador: Sistema, Contextos e Perfil
Módulo 2- Simulação pedagógica Inicial
Módulo 3- Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
Módulo 4- Metodologias e Estratégias Pedagógicas
Módulo 5- Operacionalização da Formação: do Plano à Acção
Módulo 6- Recursos Didácticos e Multimédia
Módulo 7- Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Módulo 8- Avaliação da Formação e das Aprendizagens
Módulo 9- Simulação Pedagógica Final
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Projeto de Intervenção Pedagógica - 30.0%
- - Simulação Pedagógica Inicial - 10.0%
- - Objetivos Pedagógicos (30%) + Competências pedagógicas (30%) - 60.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alves, M.; Ketele, J. (2011). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora
Antunes, M. (2005). As novas competências dos professores e formadores. Revista Formar, 52
Bárbara, L, (2009). Métodos e Técnicas Pedagógicas/Andragógicas. Ed. FCA – Teto de Nuvens
Ceitil, M. (2010). Gestão e desenvolvimento de competências. Sílabo
Dias, A e Gomes, M. (Coord.)(2004). E-learning para E-formadores. Guimarães: TecMinho
Ferreira, P. (2007). Guia do animador na animação de adultos. Barcarena: Presença.
Ferrão, L. ; Rodrigues, M. (2000). Formação pedagógica de formadores. Lisboa: Lidel.
Osório, A. (2005). Educação Permanente e Educação de Adultos. Lisboa: Inst.Piaget.
Rodrigues, M; Ferrão. L. (2006). Formação Pedagógica de Formadores. Lousã: Lidel.
Stuart, R. (2000). Jogos para Formadores: Desenvolvimento de Equipas. Lisboa: Monitor. IEFP:
http://www.iefp.pt/formacao/formadores/formacao/ReferenciaisFormadores/FormacaoContinua/Paginas/FormacaoPedagogicaContinua.aspx