Formação em Contexto de Trabalho

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O plano de estágio será acompanhado por um professor, que desempenhará a função de orientador, e por um responsável designado pela organização de acolhimento, que desempenhará a função de supervisor. O orientador deverá acompanhar a execução do plano de estágio através de reuniões periódicas com o aluno, com o supervisor e de visitas ao local de estágio. O supervisor terá a missão de acompanhar diariamente as tarefas desempenhadas pelo aluno estagiário.

Resultados de Aprendizagem

  1. Capacitar para análise e aplicação dos normativos legais em vigor no quadro do ordenamento do território e urbanismo, seja no quadro dos direitos reais e registais.
  2. Capacitar para análise e aplicação dos normativos legais em vigor no quadro dos direitos reais e registais.
  3. Interpretar e compreender os instrumentos de gestão territorial.
  4. Introduzir os conceitos básicos de geodesia, sistemas de referência e projeções cartográficas.
  5. Introduzir noções de cartografia, interpretação e análise de cartas topográficas.
  6. Transmitir conhecimentos que permitam a realização de levantamentos topográficos (métodos clássicos e técnicas de posicionamento).
  7. Capacitar para o manuseamento de diversos tipos de equipamento topográfico.
  8. Capacitar para a análise, manipulação e tratamento de informação geográfica em suporte digital.
  9. Introduzir os conceitos e funcionalidades do SNIC.
  10. Capacitar para a conceção, modelação e integração de dados no contexto de uma operação de execução de cadastro predial. 

Programa

A componente de formação em contexto de trabalho realiza-se em entidades de acolhimento selecionadas tendo por base critérios de idoneidade, bem como de adequabilidade da atividade da entidade aos conhecimentos adquiridos nas outras componentes de formação do curso.

O programa de estudo específico da unidade curricular está condicionado à atividade da entidade acolhedora, sendo elaborado um plano de trabalho individual para cada estudante a constar do acordo de estágio. O plano de trabalho deverá ser assinado pelo estudante, pelo orientador designado pela ESTGOH e pelo supervisor designado pela entidade de acolhimento, que acompanharão o estudante no decurso do estágio.

Deverá ser previamente elaborado e aceite por todas as partes um plano do qual constem os objetivos a atingir, bem como as tarefas a desenvolver.

 

Métodos de Avaliação

Avaliação do Estágio
  • - Avaliação do desempenho do aluno em contexto de trabalho, a efetuar pelo supervisor - 30.0%
  • - Avaliação do relatório de estágio, a efetuar por um painel de professores, incluindo o orientador - 30.0%
  • - Avaliação da apresentação e defesa do relatório de estágio, a efetuar pelo mesmo painel de professores que avalia o relatório - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia específica condicionada ao tipo de entidade acolhedora e às atividades desenvolvidas inerentes ao plano definido e à resolução dos diversos problemas encontrados ao longo da formação em contexto de trabalho.