Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A unidade curricular será leccionada em aulas teórico-práticas, baseadas na apresentação e discussão de modelos da teoria musical, na análise, transcrição e execução de exemplos auditivos que poderão ser apresentados, sobretudo, sob a forma de exemplos áudio e partituras musicais.
Avaliação contínua:
Qualidade da participação nas aulas: 20%
Avaliações escritas: 40%
Avaliações orais: 40%
Exame:
Exame escrito – 50%
Exame oral – 50%
Resultados de Aprendizagem
1. Consolidar e uniformizar conhecimentos anteriormente adquiridos em Formação Musical 1 e 2;
2. Compreender e saber usar os códigos musicais;
3. Compreender e saber aplicar os princípios da teoria musical;
4. Compreender, analisar e identificar auditivamente os fenómenos musicais;
5. Ler, reconhecer, escrever e/ou transcrever e entoar/executar uma partitura musical;
6. Desenvolver as destrezas sensoriais auditivas ao nível rítmico, melódico e tímbrico;
7. Reconhecer e relacionar estruturas melódicas com estruturas harmónicas;
8. Identificar auditivamente sequências harmónicas num contexto modulatório;
9. Realizar análise formal.
Programa
Processos de escrita e transcrição a partir de material musical gravado
1. Melodia:
1.1. Organizações sonoras modais: modos gregos e gregorianos.
2. Ritmo
2.1. Ritmos irregulares (continuação e ampliação);
3. Harmonia
3.1. Introdução à cifra alfabética;
3.2. Acordes de 6ª, 4ª e 9ª;
3.3. Progressões harmónicas: Modulações.
4. Forma:
4.1. Principais formas: binária, ternária, minueto e trio, rondó, variação e “basso ostinato”, Sonata.
5. Timbre:
5.1. Reconhecimento auditivo do “combo” instrumental (guitarra, baixo, teclado, bateria…)
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Avaliações orais - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Avaliações escritas - 40.0%
- - Exame oral - 50.0%
- - Exame escrito - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BERKOWITZ, S.; FONTRIER, G.; KRAFT, L. – A New Approach to Sight Singing. Sixth Edition. NewYork: W. W. Norton & Company, 2017
CLELAND, K.; DOBREA-GRINDAHL, M. – Developing musicianship through aural skills : a holisitic approach to sight singing and ear training. third edition. New York: Taylor & Francis, 2020
DUBOIS, Théodore – Traité D’Harmonie, Théorique et Pratique, Paris, Heugel, 1980
GEROU, Tom ; LUSK, Linda – Essential Dictionary of music notation, Alfred Publishing, 1996
HARRISON, D. – Rhythm and Counting. Hal Leonard, 2021
HARRISON, Mark – Contemporary Music Theory (Vols I e II), Los Angeles, Hal Leonard, 1995
PEDRO, Dionisio de – Teoria Completa de La Musica (Vols 1º e 2º), Madrid, Real Musical, 1996
PROSSER, Steve – Essential Ear Training for the comtemporay musician, Berklee Press, 2004
RADLEY, Roberta – Harmonic Ear Training, Berklee Press, 2005
SOMERVELL, A. – Fifty Steps in Sight-Singing. Yesterday’s Classics, 2021