Conhecimentos de Base Recomendados
Este curso destina-se a estudantes que tenham já bons conhecimentos básicos de Francês ao nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas com métodos comunicativos orientados para a ação e métodos por tarefas e projetos. Prática das competências oral e escrita da língua através de diferentes tipos de textos escritos e materiais audiovisuais.
Os textos propostos são de tipologia muito variada (entrevista, artigo, editorial, artigo de opinião, reportagem, página da Internet, canção, texto publicitário, relatórios, excerto de um romance ou de um texto dramático, poema, biografia, etc.), permitindo ao aluno contactar com sequências discursivas diferenciadas (dialogal, descritiva, narrativa, explicativa e argumentativa).
Resultados de Aprendizagem
Aprofundar competências já adquiridas e adquirir novos conhecimentos em língua francesa, partindo de um nível A2 de domínio das quatro competências básicas.
Competências:
– Ser capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos são familiares.
– Ser capaz de lidar com a maioria das situações encontradas no espaço onde se fala a língua-alvo.
– Ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal.
– Poder descrever experiências e eventos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
Programa
1. Contratempos – a concordância do “participe passé” (com “être” e “avoir”) – “tellement” – o verbo “se passer” – “voici / voilà” – os artigoa + adjectivo qualificativos
2. Estilos de vida – o uso do “imparfait” (relembrar) – “imparfait”; “passé composé”; “présent”
3. Faits divers – o “récit au passé » – o “changement de temps → changement de sens” – a voz passiva
4. Debates e conversas – os “doubles pronoms personnels compléments” – a “proposition complétive avec que”
5. As relações interpessoais – a “cause” – a “conséquence” – a “nominalisation”
6. Relações internacionais – alguns verbos sem preposições + infinitivo – alguns verbos seguidos pela preposição “de” + infinitivo – alguns verbos seguidos pela preposição “à” + infinitivo – o “discours rapporté au présent”
7. Objetos – os “verbes pronominaux à sens passif” – « faire + infinitif”
8. Ciência e tecnologia – o infinitivo passado – uso do infinitivo – expressão de oposição
9. A aparência – o “plus-que-parfait” (uso) – “comme si + imparfait ou plus-que-parfait »
10. Etapas da vida – os pronomes relativos (“dont”, “lequel”) – o “présent historique
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
O material será fornecido, ao longo das aulas, pela professora.