Fruticultura e Viticultura I

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;
2. Em aulas realizadas nos pomares e nas vinhas onde o aluno acompanha as diferentes culturas e onde executa as principais práticas culturais usadas em Fruticultura e em Viticultura na época Primavera-Verão.

Resultados de Aprendizagem

1.   Conhecer a importância da fruticultura e da viticultura a nível nacional e mundial;
2.   Relacionar as estruturas das plantas e as respetivas funções com o crescimento, o desenvolvimento e as práticas culturais de Primavera -Verão;
3.   Reconhecer os fatores que afetam a produção e a qualidade da colheita e da vindima;
4.   Introduzir os alunos na problemática da proteção das culturas segundo os critérios da proteção e produção integrada.

Programa

Módulo 1
1   Interesse da fruta na dieta alimentar e importância do vinho na cultura dos povos;
2   Importância económica da Fruticultura e da Viticultura na economia nacional e mundial;
3   Potencialidades e estrangulamentos deste sector;
4   Regiões determinadas nacionais.

Módulo 2
1   Principais fruteiras e castas;
2   Órgãos de frutificação;
3   Ciclos vegetativo e reprodutivo;
4   Fenologia das fruteiras e da videira;
4   Problemática da floração e vingamento.
Módulo 3
1   Implicações culturais e fisiológicas das intervenções em verde no rendimento e na qualidade;
2   Diferentes fases de crescimento do fruto e do bago;
3   Métodos de determinação da época de colheita;
4   Filosofia e conceitos da Proteção e Produção Integradas;
5   Principais inimigos e metodologias de estimativa do risco nas principais culturas (fruteiras, vinha e oliveira).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
  • - Relatório de trabalho prático com apresentação e discussão - 20.0%
  • - Avaliação de desempenho no decorrer das aulas realizadas no laboratório - 10.0%
  • - Modulo 3 - Peso 40% - teste escrito - 70.0%
Avaliação Continua
  • - Acompanhamento do ciclo vegetativo (casta e fruteira) com relatório e avaliação de desempenho no decorrer das aulas - 30.0%
  • - Modulo 2 - Peso 35% - teste escrito - 70.0%
Avaliação Continua
  • - Módulo 1 - Peso 25% - Teste escrito - 100.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Coombe, B.; Dry, P. – Viticulture. Vol. 2 – Practices. Winetitles, Adelaide, Austrália. 2004.

http://www.fruitveg.com

Champagnol, F. – Elements de Physiologie de la vigne e de Viticulture Generale. 2016.

Torres, L. (Co.) – Manual de Protecção Integrada do Olival. Viseu: João Azevedo Edito. 2007.

Bibliografia Complementar

http://www.infoagro.com

Velarde, F. G. – Tratado de Arboricultura Frutal. Madrid: Mundi-Prensa.Vol. I. 1980.

Baldini, E. – Arboricultura General. Madrid: Ed Mundi­Prensa. 1992

Amaro, P. (Ed.) – A Produção Integrada da Pêra Rocha. Lisboa: ISA/PRESS. 2000

Andrade, I. – Efeito da Intensidade da Desfolha da Videira (Vitis vinifera L.) na fotossíntese, na produção e na qualidade. Dissertação de Doutoramento em Engenharia Agronómica. Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. 216 pp. 2003.

Agusti, M. – Fruticultura.Madrid: Ed Mundi­Prensa. 2004

May, P. – Flowering and fruitset in grapevines. Lythrum Press, Adelaide. South Australia. 20014.

Ryugo, K. – Fruit Culture: Its Science and Art. John Wiley & Sons. 1988.

Coombe, B.; Dry, P. – Viticulture. Vol. 1 – Resources. Winetitles. Adelaide, Austrália. 2004.

Castro, R.; Cruz, A.; Botelho, M. – Tecnologia Vitícola. Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas/Direcção Geral de Agricultura da Beira Litoral/Comissão Vitivnícola da Bairrada, Coimbra, 160pp. 2006.

Amaro, P. (Ed.) – A Protecção Integrada da Vinha na Região Norte. Lisboa: ISA/PRESS. 2001

Mullins, M.; Bouquet, A.; Williams, L. – Biology of the grapevine. Cambridge Univ. Press (ed.) 2014.

Lopes, C. – Influência do sistema de condução no microclima do coberto, vigor e produtividade da videira (Vitisvinifera L.). Dissertação de Doutoramento, ISA, Lisboa. 205 pp. 1994.

Coleto, J. M. – Crecimento y desarrolo de las espécies frutales. 2ª ed. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa. 1995.

Huglin, P.; Schneider, C. – Biologie et Écologie de la Vigne (2ª Ed.). Lavoisier, Paris. 2015.

Carbonneau, A., Deloire, A.; Jaillard, B. – Architectures de la vigne et systèmes de conduite. EditionsLaVigne, Dunod (ed.), Paris. 2016.