Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno
2. Em aulas práticas realizadas nos pomares e nas vinhas onde o aluno acompanha as diferentes culturas e onde executa as principais práticas culturais usadas em pomares e vinhas na época Primavera-Verão
Resultados de Aprendizagem
1.Projetar a instalação de um pomar e de uma vinha;
2.Conhecer as vias de obtenção de material vegetal;
3 Relacionar as estruturas das plantas e as respetivas funções com o crescimento, o desenvolvimento e as práticas culturais de Primavera-Verão;
4. Reconhecer os fatores que afetam a produção e a qualidade da colheita e da vindima.
Programa
Módulo 1
1 Principais fatores a ter em conta aquando da instalação de um pomar e de uma vinha
2 Método de preparação do solo de acordo com as suas características
3 Compassos, densidade e disposição de plantação em diferentes situações
4 Técnicas de plantação
Módulo 2:
1 Formas de obtenção de material vegetal
2 Principais porta-enxertos das diferentes fruteiras e da videira
3 Diferentes técnicas de enxertia
4 Escolha do melhor simbionte em cada situação
5 Importância da utilização de material de propagação de qualidade
Módulo 3
1 Problemática da floração e vingamento.
2 Implicações culturais e fisiológicas das intervenções em verde no rendimento e na qualidade;
3 Diferentes fases de crescimento do fruto e do bago;
4 Métodos de determinação da época de colheita
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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ESCOBAR, R.F. – Plantaciones frutales. Planificación y diseño. (3º Ed). Mundi-Prensa, 2019.
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VELARDE, F.G. – Tratado de Arboricultura Frutal. Mundi-Prensa. Vol. III, IV e V. 1989, 1991, 1997