Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;
2. Em aulas realizadas nos pomares e nas vinhas onde o aluno acompanha as diferentes culturas e onde executa as principais práticas culturais usadas em Fruticultura e em Viticultura na época Primavera-Verão.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer a importância da Fruticultura e da Viticultura em modo de produção biológico a nível nacional e mundial;
2. Identificar diferentes fruteiras e castas;
3. Relacionar as estruturas das plantas e as respetivas funções com o crescimento e o desenvolvimento;
4. Conhecer as diferentes práticas culturais realizadas na época Primavera – Verão, em vinhas e pomares em modo biológico, que afetam a produção e a qualidade da colheita e da vindima.
Programa
Módulo 1
1 Interesse da fruta na dieta alimentar e a importância do vinho na cultura dos povos;
2 Importância económica da Fruticultura e da Viticultura em modo de produção biológico na economia nacional, europeia e mundial;
3 Potencialidades e dificuldades deste setor.
Módulo 2
1 Principais fruteiras e castas com aptidão biológica;
2 Orgãos de frutificação;
3 Ciclos vegetativo e reprodutivo;
4 Fenologia das fruteiras e da videira;
5 Problemática da floração e do vingamento.
Módulo 3
1 Importância das intervenções em verde em fruteiras e videira em modo biológico;
2 Implicações culturais e fisiológicas das intervenções em verde no rendimento e na qualidade;
3 Diferentes fases de crescimento do fruto e do bago;
4 Métodos de determinação da época de colheita e de vindima;
5 Problemática da colheita e da vindima.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 1 - Peso 25% - Teste escrito - 100.0%
- - Acompanhamento do ciclo vegetativo (casta e fruteira) e elaboração de relatório e avaliação de desempenho no decorrer das aulas - 30.0%
- - Modulo 2 - Peso 35% - teste escrito - 70.0%
- - Avaliação desempenho nas aulas realizadas no pomar e na vinha - 15.0%
- - Modulo 3 - Peso 40% - teste escrito - 70.0%
- - Avaliação de desempenho no decorrer das aulas realizadas no laboratório (15%). - 15.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Agusti, M. – Fruticultura.Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 2004.
Huglin, P. Schneider, C. – Biologie et Écologie de la Vigne (4ª Ed.). Lavoisier, Paris, 2015.
http://www.fruitveg.com
Lopes, C. – Influência do sistema de condução no microclima do coberto, vigor e produtividade da videira (Vitisvinifera L.). Dissertação de Doutoramento, ISA, Lisboa. 205 pp. 1994.
Carbonneau, A. ; Cargnello, G. Architectures de la vigne et systèmes de conduite. Ed. Dunod. Paris. 2016.
Andrade, I. – Efeito da Intensidade da Desfolha da Videira (Vitis vinifera L.) na fotossíntese, na produção e na qualidade. Dissertação de Doutoramento em Engenharia Agronómica. Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. 216 pp. 2003.
Ryugo, K. – Fruit Culture: Its Science and Art. John Wiley & Sons, 1988.
http://www.infoagro.com
Ferreira, J. – Manual de agricultura biológica. Lisboa: Agrobio, 2002.
Chaboussou, F. – Santé des cultures. Une révolution agronomique. Paris : Flammarion, 1985.
Castro, R.; Cruz, A.; Botelho, M. – Tecnologia Vitícola. Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas/Direcção Geral de Agricultura da Beira Litoral/Comissão Vitivnícola da Bairrada, Coimbra, 160pp. 2006.
Bibliografia Complementar
Velarde, F. – Tratado de Arboricultura Frutal. Madrid: Mundi-Prensa, 1980, Vol. I.
Baldini, E. – Arboricultura General. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1992.
http://www.itab.asso.fr
Serrano, J. – Agricultura ecológica. Manual e guia didática. León: IRMA, 2003.
Coleto, J. – Crecimento y desarrolo de las espécies frutales. 2ª ed. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1995.