Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Nas aulas serão apresentados e discutidos os conceitos gerais de acordo com os objetivos da unidade curricular. Os estudantes são estimulados a participar na discussão de temas atuais acerca da biorecursos, com a realização de atividades em contexto laboratorial para contacto com equipamentos. Quando necessário serão fornecidos estudos de caso relacionados com a matéria.
A avaliação destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral.
Resultados de Aprendizagem
Após frequentar a disciplina de Fundamentos de Biorrecursos, espera-se que cada aluno:
– Seja capaz de reconhecer a importância dos biorrecursos na sociedade contemporânea, assim como os seus fundamentos;
– Compreenda os conceitos gerais e métodos em ecologia;
– Seja capaz de identificar e compreender as formas de interação dos organismos com o ambiente físico e biológico;
– Compreenda os processos ecológicos no seu todo, a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas a nível local, regional e global;
– Compreenda os conceitos básicos da química ambiental;
Reconheça a importância da química verde como ferramenta para o desenvolvimento sustentável;
– Desenvolva a capacidade de pesquisar e selecionar informação relevante, ter noção das implicações éticas associadas a vários aspetos associados à utilização de biorecursos;
– Detenha capacidade para compilar, sintetizar e comunicar nova informação/ideias/problemas respeitantes aos campos acerca da utilização de biorecursos.
Programa
1. Recursos Naturais e Biorecursos:
a) Biorecursos renováveis
b) Utilização sustentável de biorecursos
c) Biorecursos de Portugal
d) Setores de colheita e/ou transformação da matéria-prima de base biológica
2. Fundamentos de Ecologia:
a) Conceitos gerais
b) Natureza dos Ecossistemas
c) Funcionamento dos Ecossistemas
d) Populações e comunidades
3. Química Ambiental:
a) Poluição e Tecnologia
b) Saúde ambiental
c) Micropoluentes
4. Química Verde e Desenvolvimento Sustentável: Aplicações Práticas
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame: 80%; Trabalho escrito: 20%. - 100.0%
- - 1.º Teste: 32,5%; 2.º Teste: 32,5%; Trabalho escrito: 20%; Apresentação do trabalho: 15%. - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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