Conhecimentos de Base Recomendados
Conceitos básicos de Álgebra.
Métodos de Ensino
As aulas serão expositivas, com o desenvolvimento (através de suportes multimédia) dos diversos conteúdos programáticos, complementadas com aulas dialogadas.
Componente prática através da resolução de pequenos exemplos de casos práticos relacionados com os conteúdos programáticos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Providenciar uma formação geral em Computação Gráfica, transmitindo conhecimentos básicos em modelação, iluminação, aplicação de materiais, texturização, animação, renderização, edição de vídeo e criação de aplicações interativas 3D, recorrendo a uma ferramenta gráfica especializada, atual e bastante utilizada pelo mercado.
Competências:
Conhecimento e compreensão:
Conhecer os conceitos gerais da Computação Gráfica,
Compreender as transformações geométricas básicas, o processo de visualização, diferentes técnicas de modelação, os conceitos básicos da iluminação, os conceitos básicos de coloração e os mecanismos de animação.
Aplicação de conhecimentos:
Construir apresentações gráficas, usando ferramentas de modelação, visualização, iluminação, coloração e animação.
Realização de julgamento:
Analisar um problema gráfico e identificar as opções de resolução.
Tomada de decisões:
Decidir entre as alternativas possíveis de solução de um problema gráfico
Comunicação:
Apresentar/explicar o trabalho desenvolvido.
Programa
Componente Teórica
- Introdução à Computação Gráfica;
- Malhas de vértices, curvas e superfícies;
- Técnicas de modelação;
- Visualização;
- Cores;
- Iluminação e materiais;
- Técnicas discretas;
Componente Laboratorial
- Modelação;
- Iluminação;
- Utilização de materiais;
- Animação;
- Renderização;
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
Páris, C., (2024). Fundamentos de Computação Gráfica – Apontamentos Teóricos. Disponível no Nónio
Páris, C., Rocha, T. & Martins, N. C., (2024). Fundamentos de Computação Gráfica – Exercícios. Disponível no Nónio
Pereira, J. M., Brisson, J., Coelho, A., Ferreira, A., & Gomes, M. R. (2018). Introdução à Computação Gráfica. FCA., ISBN: 978-972-722-877-5. Disponível em: 1A-9-146 (ISEC) – 18940
Blender Foundation. (2024, January 12). Blender 4.0 Reference Manual — Blender Manual. https://docs.blender.org/manual/en/latest/
Bibliografia Complementar:
Hughes, J. F., Foley, J. D., Van Dam, A., McGuire, M., Sklar, D. F., Feiner, S. K., & Akeley, K. (2014). Computer Graphics. Addison-Wesley. ISBN: 978-032-139-952-6
Gortler, S. J. (2012). Foundations of 3D Computer Graphics. Amsterdam University Press. ISBN: 978-0262017350
Blain, J.M. (2023). The Complete Guide to Blender Graphics: Computer Modeling and Animation: Volume One (8th ed.). A K Peters/CRC Press. https://doi.org/10.1201/9781003400912
Blain, J.M. (2023). The Complete Guide to Blender Graphics: Computer Modeling and Animation: Volume Two (8th ed.). A K Peters/CRC Press. https://doi.org/10.1201/9781003404316