Fundamentos de epidemiologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Vertente Teórica:

  • a) Recorre-se a uma metodologia expositiva-ativa de fácil compreensão por parte dos alunos.
  • b) A exposição irá centrar-se na identificação e compreensão dos conceitos teóricos basilares da Epidemiologia e sua relação com as áreas da Saúde Pública, Clínica e Ambiental.
  • c) Exposição de cada método (desenho) e técnica estatística (princípios e algoritmos) em função da realidade clínica.
  • d) Apresentação de casos clínicos acompanhados por modelos teóricos interpretativos.

 

Vertente Teórico-prática:

  • a) Recorre-se a uma metodologia expositiva e demonstrativa de compreensão acessível para os alunos, com apresentação de casos e exemplos de estudos epidemiológicos aplicados à área da saúde em geral e e realização de exercícios práticos.

Resultados de Aprendizagem

É fundamental associar a prática clínica com o conhecimento da distribuição das doenças e os fatores de risco
correlacionados com as doenças mais prevalentes. Esta unidade curricular consiste em ensinar como investigar
na área da saúde e interpretar a epidemiologia das doenças. Para isso, o aluno irá: compreender conceitos básicos
aplicados em Epidemiologia; conhecer os estudos epidemiológicos existentes; interpretar correctamente as
características demográficas basilares de uma população; elaborar corretamente uma tabela de contingência para
conseguir calcular riscos relativos, odds ratios, sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo, valor
preditivo negativo e precisão; calcular medidas de frequência, associação e impacto; compreender os nove
critérios de causalidade de Bradford-Hill; identificar problemas que podem surgir num estudo epidemiológico –
viéses e confundimento

Programa

Apresentação da disciplina
Abordagem aos conceitos básicos utilizados na Epidemiologia
Dinâmica populacional e saúde: factores de dinâmica populacional
Interpretação de pirâmides populacionais
Testes de diagnóstico
Critérios de causalidade de Bradford-Hill
1.Força da associação
2.Consistência
3.Especificidade: exposição específica causa a doença
4.Temporalidade: causa deve ser anterior à doença
5.Gradiente biológico (efeito dose-resposta)
6.Plausibilidade biológica: ter uma explicação plausível, concordante com o nível atual de conhecimento do
processo patológico
7.Coerência: os achados devem seguir o paradigma da ciência atual
8.Evidências experimentais: Mudanças na exposição mudam o padrão da doença
9.Analogia: com outra doença ou com outra exposição

Caracteres epidemiológicos: pessoa, tempo, lugar.
Problemas em estudos epidemiológicos: viéses e confundimento.
Validade e precisão.
Medidas de associação epidemiológicas
Medidas de impacto: risco atribuível.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bonita, R., Beaglehole, R., & Kjellström, T. (2010). Epidemiologia Básica. (World Health Organization, Ed.) (2nd ed.).
São Paulo: Santos.