Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas e os PL através da exposição oral, demonstração, observação/correção e material didático específico para cada bloco.
A avaliação será realizada por frequência (AF) ou exame (AE) [200 pontos (p) = 20 valores].
AF
1. Participação nas aulas e em outras atividades – 10p
2. Classificação nas provas T – 90p
3. Classificação nas provas PL – 100p
Para aprovação na AF, o estudante terá de ter classificação mínima de: 50 p no item 3.
AE
1. Provas T – 100 p
2. Provas PL – 100 p
O acesso à prova PL está condicionado à obtenção de: 50 p na prova T.
Resultados de Aprendizagem
1. Dominar os conceitos relativos à função de treinador de Futebol, as regras de conduta e princípios orientadores da sua intervenção.
2. Identificar e descrever os princípios, as regras, a terminologia e a sinalética específica do jogo.
3. Dominar os princípios e os conceitos gerais a introduzir em cada fase de evolução do jogo e dos jogadores.
4. Dominar os conceitos e conhecer as metodologias aplicáveis ao desenvolvimento das capacidades motoras.
5. Identificar os diversos princípios técnicos e táticos (ofensivos e defensivos) do jogo e selecionar exercícios de treino e situações de jogo que favoreçam o desenvolvimento dos processos referidos nas diversas fases de aprendizagem dos jogadores.
6. Intervir e dirigir exercícios de acordo com as normas que presidem aos objetivos e identificar os princípios orientadores da direção de equipa.
Programa
1. Técnico-tática do Futebol
2. Capacidades motoras do Futebol
3. Arbitragem e leis de jogo do Futebol
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Prova Teórica - 45.0%
- - Assiduidade e Participação - 5.0%
- - Prova Prática-laboratorial - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Castelo, J. (1996). Futebol a organização do jogo: como entender a organização dinâmica de uma equipa de futebol e a partir desta compreensão como melhorar o rendimento e a direcção dos jogadores e da equipa. Lisboa: FMH Edições.
- Castelo, J. (2003). Futebol. Guia Prático de Exercícios de Treino. Lisboa: Visão e contextos.
- Castelo, J. (2009). Futebol. Organização e dinâmica do jogo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
- Clemente, F., & Mendes, R. (2014). Aprender o Jogo Jogando. Coimbra: ESEC.
- Gama, J., Couceiro, M., Vaze, V., & Dias, G. (2017). Novos Métodos para Observar e Analisar o Jogo de Futebol. Lisboa: Prime Books.
- Mallo, J. (2015). Complex Football: From Seirullo´s Structured Training to Frade´s Tactical Periodisation. Madrid: Topprosoccer.
- Matos, L., & Castelo, J. (2009). Futebol – Concepção e Organização de 1100 Exercícios Específicos de Treino.
- Mendonça, P. (2014). Modelo de Jogo do FC Bayern Munique. Como vencer através da periodização táctica. Lisboa: Chiado books.