Futebol

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos T são apresentados em sessões expositivas e os PL através da exposição oral, demonstração, observação/correção e material didático específico para cada bloco.

A avaliação será realizada por frequência (AF) ou exame (AE) [200 pontos (p) = 20 valores].

AF

1. Participação nas aulas e em outras atividades – 10p

2. Classificação nas provas T – 90p

3. Classificação nas provas PL – 100p

 

Para aprovação na AF, o estudante terá de ter classificação mínima de: 50 p no item 3.

 AE

1. Provas T – 100 p

2. Provas PL – 100 p

O acesso à prova PL está condicionado à obtenção de: 50 p na prova T.

Resultados de Aprendizagem

1. Dominar os conceitos relativos à função de treinador de Futebol, as regras de conduta e princípios orientadores da sua intervenção.

2. Identificar e descrever os princípios, as regras, a terminologia e a sinalética específica do jogo.

3. Dominar os princípios e os conceitos gerais a introduzir em cada fase de evolução do jogo e dos jogadores.

4. Dominar os conceitos e conhecer as metodologias aplicáveis ao desenvolvimento das capacidades motoras.

5. Identificar os diversos princípios técnicos e táticos (ofensivos e defensivos) do jogo e selecionar exercícios de treino e situações de jogo que favoreçam o desenvolvimento dos processos referidos nas diversas fases de aprendizagem dos jogadores.

6. Intervir e dirigir exercícios de acordo com as normas que presidem aos objetivos e identificar os princípios orientadores da direção de equipa.

Programa

1. Técnico-tática do Futebol

2. Capacidades motoras do Futebol

3. Arbitragem e leis de jogo do Futebol

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Prova Teórica - 45.0%
  • - Assiduidade e Participação - 5.0%
  • - Prova Prática-laboratorial - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  1. Castelo, J. (1996). Futebol a organização do jogo: como entender a organização dinâmica de uma equipa de futebol e a partir desta compreensão como melhorar o rendimento e a direcção dos jogadores e da equipa. Lisboa: FMH Edições.
  2. Castelo, J. (2003). Futebol. Guia Prático de Exercícios de Treino. Lisboa: Visão e contextos.
  3. Castelo, J. (2009). Futebol. Organização e dinâmica do jogo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  4. Clemente, F., & Mendes, R. (2014). Aprender o Jogo Jogando. Coimbra: ESEC.
  5. Gama, J., Couceiro, M., Vaze, V., & Dias, G. (2017). Novos Métodos para Observar e Analisar o Jogo de Futebol. Lisboa: Prime Books.
  6. Mallo, J. (2015). Complex Football: From Seirullo´s Structured Training to Frade´s Tactical Periodisation. Madrid: Topprosoccer.
  7. Matos, L., & Castelo, J. (2009). Futebol – Concepção e Organização de 1100 Exercícios Específicos de Treino.
  8. Mendonça, P.  (2014). Modelo de Jogo do FC Bayern Munique. Como vencer através da periodização táctica. Lisboa: Chiado books.