Conhecimentos de Base Recomendados
Boa compreensão oral/escrita e expressão escrita (português e inglês)
Métodos de Ensino
A unidade curricular apresenta aulas teóricas que privilegiam a exposição verbal, com suporte informático, dos conteúdos programáticos proporcionando interligação com a matriz prática.
Na abordagem prática o docente dá continuidade às matérias apresentadas nas aulas teóricas, apresentando protocolos para realização em contexto de cozinha experimental com posterior discussão e apresentação das preparações realizadas em cada aula, estimulando o pensamento crítico, a discussão e uma participação ativa dos estudantes no processo de ensino/aprendizagem. É ainda estimulado o trabalho em equipa, a resolução de problemas e as tomadas de decisão, em diversos planos, incluindo o contacto tipo “face-to-face” e “think showering”.
Todos os materiais de apoio à unidade curricular são disponibilizados aos estudantes.
Os estudantes dispõem de horas definidas para o atendimento para esclarecimento de dúvidas relativamente aos conteúdos abordados e na realização do trabalho.
Resultados de Aprendizagem
– Conhecer as características químicas dos alimentos mais envolvidos nos processos culinários: carne, pescado e ovos; leguminosas; hortícolas;
– Reconhecer características de sabor, odor, aspecto visual e compatibilidade na confeção dos alimentos;
– Compreender as alterações sofridas pelos alimentos ao longo do processo de confeção e a aplicação de técnicas culinárias que se coadunam com os princípios de uma alimentação saudável;
– Entender o planeamento e a execução de técnicas culinárias aplicáveis à população em geral e a grupos com necessidades específicas;
– Sistematizar e aplicar os conceitos de porções/equivalente em alimentos crus e cozinhados, de forma a aplicar esses conhecimentos no empratamento;
– Compreender a interligação entre a preparação e confeção de alimentos e outras ciências.
Programa
Programa teórico
1 – Estudo das transformações culinárias do alimento
Padronização de medidas
Metodologia e conceitos básicos
Porções e equivalentes em alimentos crus e cozinhados
Métodos Culinários e alterações químicas que produzem nos nutrientes dos diversos alimentos:
Métodos de aquecimento em que o meio de transporte do calor é a água – branquear, escalfar, cozer, cozer a vapor, cozer sob pressão
Métodos de aquecimento em que o meio de transferência do calor é a água e a gordura – guisar e estufar
Métodos de aquecimento em que o meio de transferência do calor é o ar – assar no espeto, grelhar e assar no forno
Métodos de aquecimento em que o meio de transferência do calor é a gordura – fritar e saltear
Análise sensorial dos alimentos
Empratamento dos diversos componentes do prato
Técnicas aplicáveis na cozinha molecular
2 – Técnicas de preparação e confeção de alimentos aplicada à nutrição clínica
Alimentação vegetariana
Dietas de consistência modificada
Dietas hiperproteicas e hipoproteicas
Programa prático
Experimentação, demostração e preparação de alimentos e receitas em cozinha experimental com posterior discussão e interpretação das principais características dos alimentos e alterações físico-químicas resultantes da aplicação das técnicas de confeção, e de diferentes tempos e temperaturas de confeção.
Preparação de refeições de consistência modificada, adaptadas a necessidades nutricionais específicas.
Modificação de receitas tradicionais tendo em consideração os princípios da culinária saudável e a otimização do valor nutricional.
Degustação e análise sensorial dos alimentos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal
Coenders, A. (2001). Química culinaria: estudio de lo que les sucede a los alimentos antes, durante y después de cocinados. Zaragoza: Editorial Acribia.
Lister T, Blumenthal H. (2005). Kitchen Chemistry. (1st ed.) Royal Society of Chemistry.
López-Alt JK. (2015). The Food Lab: Better Home Cooking Through Science. (1st ed.). W. W. Norton & Company; J. Kenji Lopez-Alt
Goios, A., Liz Martins, M., Oliveira, A. C., Afonso, C., Amaral, T. (2019) Pesos e porções de Goios A, Liz Martins M, Oliveira AC, Afonso C, Amaral T. Pesos e Porções de Alimentos. Ensino e Educação Universitária, UPorto Edições. 3ª edição, junho 2019 (ISBN: 978-989-746-213-9).
Porto A, Oliveira L. Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. (2007). Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa.
Gregório MJ, Graça P, Santos L, Mourato A, Albuquerque MD, Pratas J, Abreu S, Matos C, Ferro G, Raimundo G, Alves P, Sousa SM, Brandão S, Nunes AL. Manual de Dietas Hospitalares. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, Direção-Geral da Saúde. 2021.
Bibliografia secundária
Chen, J., Rosenthal, A. (2015). Modifying food texture. Vol. 1 : novel ingredients and processing techniques. Cambridge : Elsevier Science & Technology (Woodhead).
Chen, J. , Rosenthal, A. (2015).Modifying food texture. Vol. 2 : sensory analysis, consumer requirements and preferences. Cambridge : Elsevier (Woodhead)
Damodaran, S.; ; Parkin, K. L. ; ; Fennema, O. R., ed. lit. – Fennema’s food chemistry. Fourth edition. Boca Raton : CRC Press/Taylor & Francis Group, cop. 2008. xii, 1144 p.. ISBN 978-0-8493-9272-1