Géneros Jornalísticos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A primeira metade da aula centra-se na exposição da matéria a leccionar e completa-se na segunda, de aplicação dos conteúdos, cabendo aos alunos partirem da teoria apresentada de forma a demonstrarem as suas aptidões em matéria jornalística. Segundo o Regime de Avaliação Contínua, o processo de avaliação de conhecimentos constará de: um teste individual de avaliação de conhecimentos (50%) e trabalho(s) teórico-prático(s), a serem apresentados na aula e por escrito, a partir de tema(s) proposto(s) (restantes 50% da nota final). O exame é constituído por uma prova escrita. Em Regime de Avaliação por Exame, os alunos inscrevem-se na modalidade por regras fixadas pela ESEC para o efeito. 

Resultados de Aprendizagem

A disciplina pretende iniciar os estudantes nos procedimentos da rotina produtiva dos media, estudando os instrumentos indispensáveis para o processo de construção da mensagem informativa e adquirindo a formação necessária às exigências próprias da informação atual. A unidade curricular “Géneros Jornalísticos” está diretamente relacionada com os conteúdos de “Atelier de Redação Jornalística”, “Jornalismo de Imprensa” e “Técnicas de Investigação Jornalística”. Os seus conceitos e técnicas são desenvolvidos ainda em unidades curriculares especializadas como “Jornalismo Televisivo”; “Jornalismo Digital” e “Radiofónico”.     

Programa

I. A atualidade jornalística e os critérios de noticiabilidade. Acontecimentos, não-acontecimentos e pseudo-acontecimentos mediáticos. Acontecimentos mediáticos e valores-notícia. O interesse público como garante do legítimo exercício do jornalismo. Os factos, as interpretações e as opiniões. A objetividade como meta, a equidade, o princípio do contraditório. A verificação da informação e o cruzamento de fontes. II. Os Géneros Jornalísticos: caracterização e técnicas de redação. Géneros Jornalísticos Informativos Géneros Jornalísticos Interpretativos Géneros Jornalísticos Opinativos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalhos práticos apresentados na aula e por escrito - 50.0%
  • - Teste - 50.0%
Exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fontcuberta, Mar de (1999)”A Notícia – pistas para compreender o mundo”, Lisboa, Editorial Notícias,

Mesquita, Mário (2003), O quarto equívoco, Coimbra, Minerva

Rebelo, José (2000) O discurso do jornal. O como e o porquê, Lisboa, Editorial Notícias

Ricardo, Daniel (2003) “Ainda bem que me pergunta – Manual de escrita jornalística”, Lisboa, Editorial Notícias

Nelson Traquina (2002), O que é Jornalismo, Lisboa, Quimera. Nelson Traquina (2004), A Tribo Jornalística. Uma comunidade transnacional, Lisboa, Editorial Notícias.