Métodos de Ensino
Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; Discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula e apresentação e discussão de estudos de caso que reforçam a aprendizagem teórica.
– Componente teórica– frequência, previamente agendada, com uma duração de cerca de 1h30m, em que a nota terá que ser igual ou superior a 9.5.
– Componente teórico-prática – conjunto dos relatórios a realizar e entregar no final de cada momento de avaliação, previamente agendado, cuja nota global terá, também, que ser igual ou superior a 9.5. Participação obrigatória do aluno, no caso de visitas de estudo e apresentação de trabalhos.
80% teste (componente teórica) + 20% nota da componente teórico pratica
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimentos de:
Legislação e regulamentação aplicável à área de conhecimento
Conceitos de Geografia Física e Humana e dos seus ramos em particular de Geografia Urbana e Geografia da Saúde
Conceitos de Ordenamento do território e sua importância para a Saúde Ambiental
O aluno deve adquirir aptidões para:
Reconhecer e interpretar conceitos de Geografia e relacioná-los com a saúde
Definir e interpretar a relação entre a saúde e geografia urbana
Reconhecer os conceitos de ordenamento do território e a Saúde Ambiental
O aluno deve adquirir competências para:
Integrar e/ou liderar, as equipas de interpretação e gestão urbanístico
Participar em ações de desenvolvimento e ordenamento do território
Integrar as equipas de gestão urbana
Programa
Introdução à Geografia Física e à Geografia Humana
Conceitos de Geografia Urbana
Conceitos da Geografia da Saúde
O Ordenamento do Território – fenómeno do século XX
As escolas de planeamento
Conceito de Ordenamento do Território
Processo de planeamento do território
Instrumentos de Ordenamento do Território
Participação Pública em Ordenamento do Território
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CAMPBELL, S.; FANSTEIN, S. (2003), Readings in Planning Theory , Blackwell Publishing, Oxford, 230p
CONDESSO, F. (2005), Ordenamento do Território, Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas, Lisboa, 964p.
FADIGAS, L.S.; Fundamentos Ambientais do Ordenamento do Território e da Paisagem; Edições Sílabo
FIDELIS, T. (2001), Planeamento Territorial e Ambiente, Principia, Cascais, 315p.
MACHADO, J. (2000), A Emergência dos Sistemas de Informação Geográfica na Análise e Organização do Espaço, Fundação Calouste Gulbenkian/Fundação para a Ciência e Tecnologia, Lisboa, 540p.
CARVALHO, C.; Ordenamento e Desenvolvimento Territorial (2012); imprensa da Universidade de Coimbra; ISBN 9789892601151
SANTANA, P.; Introdução à Geografia da Saúde (2014); Imprensa da Universidade de Coimbra; ISBN 9789892607269
SERPA, Angelo; CARLOS, Ana Fani Alessandri; Geografia urbana: desafios teóricos contemporâneos; EDUFBA (2018); ISBN: 9788523217938