Geologia e Pedologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de biologia

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos de cada um dos aspetos focados na UC e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:

– Na apresentação teórica dos conceitos definidos nos objetivos da UC;

 – No estudo de casos concretos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir ações;

 – Na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de natureza numérica, como laboratorial ou de campo; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios.

Resultados de Aprendizagem

No decorrer da Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:

1) Conhecer a estrutura interna da Terra, os fenómenos que lhe estão associados e as implicações na tectónica de placas, nos sismos e no tipo de vulcões. Conhecer os grandes tipos de rochas, a sua génese, composição e os aspetos relacionados com a meteorização. Identificar visualmente os vários tipos de rochas. Identificar os diferentes tipos de relevo e a orogénese.
2) Identificar os constituintes dos solos e os seus efeitos na qualidade do solo enquanto meio poroso onde ocorrem transferências hídricas e gasosas e enquanto meio de transformação de substâncias poluentes. O papel da biologia do solo.
3) Identificar os fatores e os processos responsáveis pela formação e diferenciação dos solos e o papel do solo na transformação e remediação de substâncias poluentes.
4) Compreender os processos de degradação do solo e as práticas que contribuem para a conservação e melhoria do solo em termos de caraterísticas hidrológicas e enquanto suporte de um ecossistema.
5) Distinguir os principais tipos de solo e conheça os sistemas de classificação do solo.

 

Programa

Parte I (20%):  Estrutura interna da Terra, tectónica de placas, sismos e tipo de vulcões. Tipos de rochas, a sua génese, composição e meteorização. Tipos de relevo e orogénese.

Parte II (40%):  Constituintes minerais e orgânicos do solo; Origem dos constituintes minerais e orgânicos; Matéria orgânica e o ciclo do carbono; Propriedades físicas, químicas e biológicas do solo; Efeitos da constituição e das propriedades do solo na qualidade do solo enquanto meio de transformação e remediação de poluentes; Água do solo: teor; infiltração da água no solo; retenção e movimento da água em solo saturado e não saturado; disponibilidade da água para as plantas; o ciclo hidrológico.

Parte III (40%):  Fatores de formação do solo; Processos de formação e evolução do solo; Principais tipos de solos em Portugal. Funções do solo nos ecossistemas terrestres. Tipos de erosão; fatores e processos e práticas de conservação do solo; metodologias para estimar a perda de solo: a equação universal de perda de solo (USLE).

 

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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