Geologia e Pedologia

Resultados de Aprendizagem

1) Conhecer a estrutura interna da Terra, os fenómenos que lhe estão associados e as implicações na tectónica de placas, nos sismos e no tipo de vulcões. Conhecer os grandes tipos de rochas, a sua génese, composição e os aspetos relacionados com a meteorização. Identificar os diferentes tipos de relevo e a orogénese.
2) Identificar os constituintes dos solos e os seus efeitos na qualidade do solo enquanto meio poroso onde ocorrem transferências hídricas e gasosas e enquanto meio de transformação de substâncias poluentes. O papel da biologia do solo.
3) Identificar os fatores e os processos responsáveis pela formação e diferenciação dos solos e o papel do solo na transformação e remediação de substâncias poluentes.
4) Compreender os processos de degradação do solo e as práticas que contribuem para a conservação e melhoria do solo em termos de caraterísticas hidrológicas e enquanto suporte de um ecossistema.
5) Distinguir os principais tipos de solo e conheça os sistemas de classificação do solo.

Programa

Parte I (50%): Estrutura interna da Terra, tectónica de placas, sismos e tipo de vulcões. Tipos de rochas, a sua génese, composição e meteorização. Tipos de relevo e orogénese. Constituintes minerais e orgânicos do solo; Matéria orgânica e o ciclo do carbono; Propriedades físicas, químicas e biológicas do solo; Efeitos da constituição e das propriedades do solo na qualidade do solo enquanto meio de transformação e remediação de poluentes.

Parte II (50%): Água do solo: teor; infiltração da água no solo; retenção e movimento da água em solo saturado e não saturado; disponibilidade da água para as plantas; o ciclo hidrológico. Fatores de formação do solo; Processos de formação e evolução do solo; Principais tipos de solos em Portugal. Funções do solo nos ecossistemas terrestres. Tipos de erosão; fatores e processos e práticas de conservação do solo; metodologias para estimar a perda de solo: a equação universal de perda de solo (USLE).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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