Resultados de Aprendizagem
1) Conhecer a estrutura interna da Terra, os fenómenos que lhe estão associados e as implicações na tectónica de placas, nos sismos e no tipo de vulcões. Conhecer os grandes tipos de rochas, a sua génese, composição e os aspetos relacionados com a meteorização. Identificar os diferentes tipos de relevo e a orogénese.
2) Identificar os constituintes dos solos e os seus efeitos na qualidade do solo enquanto meio poroso onde ocorrem transferências hídricas e gasosas e enquanto meio de transformação de substâncias poluentes. O papel da biologia do solo.
3) Identificar os fatores e os processos responsáveis pela formação e diferenciação dos solos e o papel do solo na transformação e remediação de substâncias poluentes.
4) Compreender os processos de degradação do solo e as práticas que contribuem para a conservação e melhoria do solo em termos de caraterísticas hidrológicas e enquanto suporte de um ecossistema.
5) Distinguir os principais tipos de solo e conheça os sistemas de classificação do solo.
Programa
Parte I (50%): Estrutura interna da Terra, tectónica de placas, sismos e tipo de vulcões. Tipos de rochas, a sua génese, composição e meteorização. Tipos de relevo e orogénese. Constituintes minerais e orgânicos do solo; Matéria orgânica e o ciclo do carbono; Propriedades físicas, químicas e biológicas do solo; Efeitos da constituição e das propriedades do solo na qualidade do solo enquanto meio de transformação e remediação de poluentes.
Parte II (50%): Água do solo: teor; infiltração da água no solo; retenção e movimento da água em solo saturado e não saturado; disponibilidade da água para as plantas; o ciclo hidrológico. Fatores de formação do solo; Processos de formação e evolução do solo; Principais tipos de solos em Portugal. Funções do solo nos ecossistemas terrestres. Tipos de erosão; fatores e processos e práticas de conservação do solo; metodologias para estimar a perda de solo: a equação universal de perda de solo (USLE).
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BRADY, N.C.; WEIL, R.R. – The Nature and Properties of Soils. 13ªEd. Mac Millan Pearson Education Inc. New Jersey, 2002.
CARDOSO, J. C., BESSA, M. T., MARADO M. B. – Carta de Solos de Portugal (1:1000000). Agronomia Lusitana 33 : 481 – 602, 1973.
COSTA, J. B. – Caracterização e Constituição do Solo. 7ªEd., F.C.G., Lisboa, 2004.
CARVALHO, A.. M. G. Morfogénese e Sedimentogénese, Universidade Aberta, Lisboa. 1996
CARVALHO, A. M. G. Petrogénese e Orogénese, Universidade Aberta, Lisboa. 1997.
CARVALHO, A. M. G. Introdução ao Estudo dos Minerais. Editora Âncora, 2ª Edição, 2008.
HILLEL, D. – Environmental Soil Physics. Academic Press. New York, 1998
GARDINER, D. T., MILLER, R. W. – Soils in our Environment. Ed.Pearson.New Jersey, 2004.
RICARDO, R. P. – Génese e Evolução dos Solos. ISA, Lisboa, 1969
VARENNES A. (2003). Produtividade dos Solos e Ambiente. Escolar editora.
WIGLEY, T.M.L., SCHIMEL, D. S. – The Carbon Cycle. Cambridge University Press, 2000