Conhecimentos de Base Recomendados
Não Aplicável.
Métodos de Ensino
– Apresentação de conceitos fundamentais com o auxílio do PowerPoint;
– Desenvolvimento, apresentação e discussão de trabalhos de grupo;
– Seminários por oradores externos e análise e reflexão sobre casos de sucesso e de insucesso empresariais;
– Resolução com orientação de exercícios práticos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
– Desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão na área da Gestão, compreendendo as várias áreas funcionais existentes numa empresa;
– Aplicar os conceitos teóricos ao mundo real, criando a capacidade de analisar do ponto de vista do gestor a realidade que nos rodeia;
– Adquirir conhecimentos que permitam comunicar, enquanto Engenheiros Informáticos, com os gestores, bem como, uma visão crítica, construtiva e criativa em futuros projetos de desenvolvimento na sua área;
– Conhecer a realidade dos cargos de gestão;
– Conseguir ter a capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial, sustentada por argumentação própria.
Competências:
– Identificar e avaliar as relações entre a Organização e o meio envolvente e como se influenciam;
– Identificar e interpretar as diversas funções de uma Organização;
– Compreender e aplicar os principais métodos de análise estratégicos de uma Organização;
– Entender o Marketing e a sua importância estratégica para uma Organização;
– Perceber os fatores determinantes da motivação dos vários stakeholders de uma Organização;
– Compreender e aplicar ferramentas apropriadas à geração de ideias de negócio inovadoras e ao desenvolvimento e avaliação de planos de negócio;
– Conseguir transmitir opiniões e ideias de uma forma clara e simples;
– Desenvolver a capacidade de trabalho autónomo e de grupo.
Programa
– Organização e empresa;
– Teorias organizacionais;
– Estrutura das empresas;
– Recursos humanos;
– Liderança, motivação e poder;
– Marketing;
– Introdução à Contabilidade;
– Gestão estratégica;
– Plano de Negócios.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
» Duarte, C., & Esperança, J. (2012). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro. Transformar oportunidades em negócios. Criar micro, pequenas e medias empresas. Lisboa: Edições Sílabo. [Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-240]
» Ferreira, B., Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L. & Rodrigues, M. (2015). Fundamentos de Marketing. 3ª edição. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo. [Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-84]
» Freire, A. (1997). Estratégia – Sucesso em Portugal. Lisboa: Verbo. [Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-85]
» Kotler, P, Armstrong, G. (2018). Principles of Marketing. 17th edition. Global edition: Pearson Global Edition.
» Lisboa, J. (coordenação) (2004). Introdução à Gestão de Organizações. Porto: Vida Económica. [Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-93]
» Robbins, S., Coulter, M. (2002). Management. 6th Ed. Prentice-Hall.
» Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação (2a edição). Lisboa: Escolar Editora. [Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-1-210]
» Teixeira, S. (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora. [Disponível na biblioteca do ISEC: 2A-3-70]
» Apontamentos diversos cedidos pelo docente