Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Não disponível.

 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar um entendimento elementar do contexto, atividades e ferramentas da gestão organizacional.
Procura igualmente sensibilizar os estudantes para a necessidade de aprenderem a gerir a ambiguidade e complexidade inerente às atividades de gestão.
Ao longo desta unidade curricular os alunos terão oportunidade de explorar aspetos relevantes da teoria e prática da gestão contemporânea, aprofundando alguns temas abordando tendências recentes nesta área.
Deverão ainda compreender os limites e contributos das várias áreas científicas para o corpo de conhecimento da gestão, distinguindo o corpo teórico das práticas de gestão.
Finalmente, visa desenvolver um conjunto inicial de conhecimentos, competências e atitudes indispensáveis ao exercício de cargos de gestão.
No final da unidade curricular o aluno deverá ficar habilitado a:
– Conhecer a teoria e prática da gestão contemporânea na ótica das funções de planeamento, organização, liderança e controlo;
– Aplicar os conceitos básicos da gestão, com principal incidência nas áreas funcionais mais relevantes das organizações.
– Analisar as áreas principais áreas funcionais das organizações, como gestão de recursos humanos, as vendas , produtiva, financeira, qualidade, contabilidade.
– Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa.
– Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes.
– Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar.

Programa

1 – As organizações e a gestão.
1.1. O estudo das organizações: Conceito, âmbito e objetivos da organização.
1.2. A Gestão e os gestores.
1.3. Os desafios da gestão – Principais contributos das Teorias da administração no estudo da Gestão.
2. A Empresa enquanto organização social.
2.1. Aspetos estruturantes da empresa.
3.2. Recursos e capacidades da empresa.
3. As funções da gestão.
3.1. O Planeamento.
3.2. A Organização.
3.3. A Direção/Liderança.
3.4. O Controlo.
4. A função de Organização
4.1- O Processo de Organização – A departamentalização.
4.2. A Estrutura das Organizações.
4.3. Tipos e modelos de organização.
5. A função de controlo.
5.1 Os mecanismos de Coordenação e controlo.
6. A função de planeamento
6.1. Análise, formulação, avaliação e controlo Estratégico.
7. A Função de Direção – A Motivação, a Liderança e a Comunicação.
7.1. Aspetos comportamentais da gestão – Comunicação, motivação e a liderança.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, J. (2012). Gestão de empresas – princípios fundamentais. (2ª edição). Edições Sílabo.
Carvalho, L., Bernardo, M., Sousa, I., & Negas, M. (2014). Gestão das Organizações: Uma abordagem Integrada e Prospetiva. Edições Sílabo.
Cohen, W. (2017). Peter Drucker: Melhores práticas. Grupo Autêntica.
Costa, T. (2018). Gestão contemporânea. Princípios, tendências e desafios (2ª ed.). Edições Sílabo.
Ebert, R. & Griffin, R. (2017). Business Essencials (11ed.). Pearson.
Palma, P. J. & Pitacho, L. (2018). Comportamento Organizacional e as Pessoas. In Lopes, M.P., Lopes, A., Botelho, C., Palma, P. J., Marujo, H. A. & Gomes, C. Manual de GRH. Lisboa: Edições ISCSP (Vol. II).
Pinto, C., Rodrigues, J., Rodrigues, R., Moreira, M., & Melo, L. (2018). Fundamentos de Gestão (6ª ed.). Editorial Presença.
Reis, F., & Silva, M. (2014). Princípios de gestão. (2ª Ed.) Edições Sílabo.
Sotomayor, A. M., Rodrigues, J., & Duarte, M. (2018). Exercícios de gestão das organizações (2ª ed.). Rei dos Livros.
Sottomayor, A. , Rodrigues, J., & Duarte, M. (2014). Princípios de Gestão das Organizações. ( 2ª Ed.). Rei dos Livros.
Teixeira, S. (2014). Gestão das organizações. (3ªed. ), McGraw-Hill.