Conhecimentos de Base Recomendados
A frequência desta unidade curricular não requer conhecimentos base específicos. Porém, sendo transversal a várias temáticas abordada nos 1.º e 2.º co curso, recomenda-se que os alunos tenham frequentado todas as unidades curriculares do plano de estudo de caráter obrigatório.
Métodos de Ensino
Nas aulas usa-se o método expositivo e inquisitivo para introdução dos assuntos teóricos programados. A participação dos estudantes é fomentada com a apresentação de casos de estudo através dos quais se pretende desenvolver o espírito crítico e a capacidade argumentativa. Com a proposta de realização de trabalho de grupo, até 6 elementos, pretende-se que os estudantes adquiram competências de trabalho em equipa e quais os papeis que, num grupo de trabalho, cada elemento pode assumir.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, as alunas e os alunos deverão ser capazes de:
- comparar e classificar os principais resíduos gerados em meio urbano;
- implementar sistemas de gestão ambiental;
- refletir sobre a problemática da avaliação ambiental, seja em termos de impactes ou de estratégia regional;
- diferenciar poluição atmosférica e alterações climáticas;
- explicar as evidências científicas e as principais medidas de adaptação e mitigação às alterações climáticas;
- debater as soluções de tratamento de resíduos existentes e as soluções de valorização existentes;
- apresentar soluções de valorização de resíduos industriais já existentes.
Em termos de competências transversais, espera-se que as alunas e os alunos sejam capazes de:
- comunicar oralmente e de forma escrita;
- pesquisar e resumir informação em fontes de informação fidedignas:
- trabalhar em equipa;
- idealizar soluções SMART de melhoria contínua.
Programa
1. Gestão ambiental.
Programas de ação em matéria de ambiente. Planos estratégicos e programas nacionais. Lei Quadro dos resíduos. Lista europeia de resíduos.
2. Sistemas de gestão ambiental.
Norma NP EN ISO 14001:2012. Planeamento e documentação do SGA. Avaliação de Impactes ambientais. Programa de Gestão Ambiental. Implementação das ações ambientais planeadas. Preparação e resposta a emergências. Monitorização e medição.
3. Life Cycle Thinking.
O conceito de ciclo de vida. Tipos de abordagens para a análise do ciclo de vida de produtos e serviços. Fases de uma análise de ciclo de vida. Contabilização de pegadas.
4. Avaliação ambiental.
Avaliação de Impacte Ambiental (AIA). Propósitos, objetivos e limitações de uma AIA. Definição e metodologias de avaliaçãode impactes ambientais. Valores e princípios base de uma AIA. Procedimento de uma AIA: Screening e Scoping. Participação pública. Declaração de Impacte Ambiental (DIA). Avaliação Ambiental Estratégica (AAE). Níveis de decisão. AIA vs AAE. Áreas de aplicação de AAE. Barreiras e características de AAE. Requisitos de uma AAE
5. Poluição atmosférica e alterações climáticas.
A atmosfera terrestre. Principais características das várias camadas, nomeadamente de camada limite. Caracterização dos principais poluentes atmosféricos. Efeitos na saúde humana e no ambiente dos principais poluentes. Dispersão e transporte de poluentes. Instrumentos de gestão da qualidade do ar. Evolução da qualidade do ar na zona centro. Definição de alterações climáticas. Relação e diferenças entre poluição atmosférica e alterações climáticas. O ciclo do carbono. Sistema climático. Gases com Efeito de Estufa (GEE). Modelos climáticos e respetivos cenários e previsões. Políticas adotadas. Mitigação e adaptação.
6. Caracterização dos resíduos sólidos.
Economia linear Vs economia circular. Princípios de produção de resíduos. Percursores na gestão de resíduos. Estratégias da UE para a gestão dos resíduos. Hierarquia dos resíduos. Princípios de gestão de resíduos. Metas da gestão de resíduos. Os resíduos sólidos urbanos (RSU) e as suas operações de gestão. Tecnologias e sistemas de recolha. A gestão integrada de resíduos. Composição e propriedades de RSU. Processos e tecnologias de tratamento: i) mecânico, ii) biológico, iii) termoquímico, iv) deposição final. Impactes na saúde humana e no ambiente dos RSU.
7. Resíduos da Construção e Demolição (RCD).
Gestão dos RCD. Definição, classificação e caracterização. Métodos de quantificação. Hierarquia e tipologias. Desconstrução e demolição seletiva. Separação, acondicionamento, triagem e transporte. Resíduos perigosos. Os RCD em infra-estruturas de transporte e sua valorização. Solução de RCD em infra-estruturas de transporte. Emissões e consumos energéticos.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Diretiva 2008/50/CE (2008). Qualidade do ar ambiente e a um ar mais limpo na Europa. Parlamento Europeu e do Conselho (Disponibilizado na plataforma de gestão académica).
- EUR 24 708 EN (2010). International reference life cycle data system (ILCD) handbook – General guide for life cycle assessment – detailed guidance. Luxembourg: Publication Office of the European Union (Disponibilizado na plataforma de gestão académica).
- European Commission (2016). EU Construction & Demolition Waste Management Protocol. União Europeia (Disponibilizado na plataforma de gestão académica).
- ISO 14001:2015. Sistemas de gestão ambiental. Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização (Disponibilizado na plataforma de gestão académica).
- Partidário, M. R. (2012). Guia de melhores práticas para avaliação ambiental estratégica – orientações metodológicas para um pensamento estratégico em AAE. Lisboa, Portugal: Agência Portuguesa do Ambiente (Disponibilizado na plataforma de gestão académica).
- Pires, A., Martinho, G., Rodrigues, S., Gomes, M. I. (2019). Sustainable solid waste collection and management. Switzerland: Springer Nature (Disponibilizado na plataforma de gestão académica).
- Royal Government of Bhutan (2011). Environmental management tools and techniques – learning material. National Environment Commission (Disponibilizado na plataforma de gestão académica).
- Russo, M. A. T. (2003). Tratamento de resíduos sólidos. Tese de doutoramento, Universidade de Coimbra, Portugal (Disponibilizado na plataforma de gestão académica).