Gestão Ambiental em Agropecuária

Métodos de Ensino

Exposição oral dos conteúdos necessários à aquisição das competências em aulas teórico-práticas, apresentação e discussão de casos práticos, realização de seminários/palestras. Realização de projetos práticos aplicados a caso de estudos reais (utilizando metodologias PBL), realizados em grupo de pequena dimensão, que incluem componente de revisão bibliográfica (ex. em literatura científica, técnica e documentos legais) e de execução técnica, e que culminam em apresentação e discussão oral. Acompanhamento individual extra-aulas com vista à discussão mais pormenorizada dos assuntos, supressão de lacunas e orientação de trabalhos práticos. Realização de visitas de estudo para demonstração prática dos conteúdos apresentados e discutidos na aula.

Resultados de Aprendizagem

Compreender os efeitos da atividade agropecuária (AAP) sobre o ambiente e o seu papel na neutralidade carbónica.
Conhecer e saber cumprir a legislação ambiental e os procedimentos de licenciamento aplicáveis à AAP.
Conhecer os parâmetros de qualidade da água relevantes para diferentes usos, as fontes de produção e características dos efluentes líquidos produzidos na AAP, e os processos de tratamento adequados.
Conhecer as fontes de produção e características dos resíduos sólidos produzidos na AAP, os procedimentos adequados de tratamento/encaminhamento e o processo de compostagem como técnica de valorização de matéria orgânica.
Avaliar a fatura energética como fator de produção e identificar medidas de eficiência energética na AAP.
Identificar, avaliar e implementar medidas para minimizar os riscos em higiene e segurança do trabalho que ocorrem na AAP.
Conhecer os principais sistemas voluntários de gestão ambiental como ferramenta de melhoria contínua.

Programa

Efeitos da atividade agropecuária (AAP) sobre o ambiente: impactes ambientais, medidas de mitigação, serviços ecossistémicos e contribuição para o mercado do carbono e neutralidade carbónica.
Legislação ambiental e procedimentos de licenciamento aplicável à AAP.
Parâmetros de qualidade da água em face de diferentes usos, principais fontes de produção e características dos efluentes líquidos produzidos na AAP, processos de tratamento e aspetos principais a considerar.
Produção e características dos resíduos sólidos produzidos na AAP, procedimentos de tratamento/encaminhamento. Processo de compostagem como técnica de valorização de matéria orgânica. Estratégias de economia circular na AAP.
Gestão de energia, medidas de eficiência energética e formas de produção de energia renovável na AAP.
Higiene e segurança do trabalho na AAP.
Sistemas voluntários de gestão e certificação ambiental como estratégia de melhoria contínua da AAP.

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carreiro et al. (2020). Manual de eficiência energética no setor agroindustrial. INESC Coimbra, Governo dos Açores. https://cutt.ly/sMerhad Cunha et al. (2005). Manual de Tecnologias Limpas na Produção Agropecuária. Coleção Agricultura e Ambiente. SPI, Porto Ferrão (2009). Ecologia industrial: Princípios e ferramentas. Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia, IST Press. ISBN: 9789728469795
Legislação ambiental disponível em www.dre.pt
Miguel (2002). Manual de Higiene e Segurança do Trabalho. Porto Editora, ISBN 9789720018960
Sá (2010). Guia de aplicações de gestão de energia e eficiência energética. Publindústria, ISBN 9789897231544
Singh, A. (Ed.) (2020). Agricultural Wastewater Treatment. Akansha Delve Publishing, ISBN 9781774077900
Lopes, et al. (2005). Gestão Ambiental e Economia de Recursos. Coleção Agricultura e Ambiente, SPI, Porto Hussain and Hait (Eds) (2022). Advanced Organic Waste Management – Sustainable Practices and Approaches. Elsevier, ISBN 9780323857925