Conhecimentos de Base Recomendados
Fundamentos de gestão de empresas e conhecimentois da prática do marketing.
Métodos de Ensino
A presença nas aulas é vivamente aconselhada (tratando-os de Avaliação periódica)
As sessões em sala de aula combinam apresentações didáticas com grupos de discussão. Parte das aulas incorpora trabalhos em equipa.
Cada aluno é, ainda, incentivado a trazer materiais de interesse para a sala de aula; e pesquisar e trazer estudo de casos de marketing e internacionalização.
Os alunos são também estimulados a desenvolver trabalhos em equipas e o resultado é apresentado e discutido em sala de aula.
O trabalho de equipa incorpora:
Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto
Aprendizagem situada e com possível serviço à comunidade
Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa
Enquanto estratégica pedagógica recorre-se também a :
Utilização de plataformas de interação
Trabalhos em pequenos grupos em sala de aula
Utilização de vídeos para discussão em sala de aula
Resolução de problemas e casos especialmente em pequenos grupos
Resolução de casos de estudo
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular tem como objetivo mostrar como se utilizam os conceitos e práticas do marketing operacional, uma área cada vez mais reconhecida como uma importante ferramenta de gestão, em qualquer tipo de empresa ou organização.
A prática corrente da gestão comercial, ou marketing das operações, encontra-se cada vez mais determinada pela proliferação da tecnologia do marketing, e também pela pressão crescente de um consumidor cada vez mais bem informado. Na verdade, a prática do marketing operacional é cada vez mais presente no mundo atual global e competitivo, e onde o mundo digital é uma realidade constante. Assim, a empresa pode aumentar e melhorar a sua eficiência, agilidade e resposta rápida ao mercado.
Tendo como base esta unidade curricular, os alunos deverão adquirir um conjunto vasto de aptidões, ou seja, ficarão aptos a compreender, analisar e desenvolver as políticas e operações do marketing operacional, i.e., ligadas ao produto, ao preço, à comunicação e à distribuição, e restantes variáveis da gestão operacional do marketing. E ainda irão adquirir ferramentas e conhecer como realizar tarefas relativas à gestão da marca, desenvolvimento de novos produtos, comércio eletrónico, novos canais de distribuição e gestão de novos formatos do retalho.
Esta unidade pretende, assim, dotar os alunos de competências que permitam ao aluno escolher e trabalhar as ferramentas e operações de marketing com implicação especialmente no curto prazo, de forma a desenvolver a eficiência, agilidade, e valor na empresa para que esta se adapte constantemente ao mercado. Desta forma, estarão aptos a trabalhar em domínios como ‘marketing de operações’, ‘comercial e de vendas’, ‘gestão do produto’, ‘comunicação e publicidade’, ou áreas similares, com base na prévia formulação da estratégia de marketing.
Programa
1 O marketing em movimento
1.1 O marketing 5.0
1.2 Outras tendências no marketing – Relacional, Social, Digital
1.3 As decisões de marketing assentes na estratégia
1.4 A rápida resposta ao mercado e constante inovação
2 O produto como oferta
2.1 As decisões relativas ao produto
2.2 As estratégias do mix do produto
2.3 A introdução de novos produtos
2.4 O valor das marcas
3 O mundo está no serviço
3.1 A crescente oferta nos serviços
3.2 Especificidades do marketing de serviços
4 As decisões relativas ao preço
4.1 Noção de preço e valor
4.2 Fatores a serem considerados na fixação dos preços
4.3 Estratégias de preços
5 A comunicação nos mercados globais
5.1 O programa de comunicação e o mix comunicacional
5.2 A importância do mundo digital na comunicação
5.3 A publicidade
5.4 As técnicas de vendas
5.5 A promoção de vendas
5.6 O marketing direto
5.7 As relações públicas, o patrocínio e mecenato
5.8 As redes sociais
6 As decisões relativas à distribuição
6.1 A logística e os negócios internacionais
6.2 Os canais de distribuição
6.3 Os grossistas
6.4 O retalho
6.5 O e-commerce
6.6 As novas tendências
7 A auditoria do marketing
7.1 A importância da auditoria
7.2 As componentes da auditoria
8 O planeamento comercial em contexto de negócios internacionais
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia fundamental
- Baynast, Arnaud de et al. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital. Alfragide: Publicações Dom Quixote.
Bibliografia complementar
- Ingram, Thomas N., La Forge, Raymond W., Avila, Ramon A. (2012). Sales Management: Analysis and Decision Making. 8th edition. M.E. Sharpe.
- Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V. (2017). Principles of Marketing, 7th european edition. Londres: Prentice-Hall Europe.
- Kotler, P., Kartajava, H., Setiawan, I. (2017). Marketing 4.0: mudança do tradicional para o digital, Coimbra, Actual Editora, 2017.
- Kotler, Philip, Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.
- López, Francisco J, Esteves, José Lubian (2017), Value in a Digital World: How to assess business models and measure value in a digital world. Basingstoke: Springer International Publishing.
- Lüdeke-Freund, Florian, Breuer, Henning, Massa, Lorenzo (2022). Sustainable business model design. Berlin: the authors, corp.
- Hollensen, Svend (2019). Marketing Management: a relationship approach. 4thrd. Edition. Pearson. •
- Oliveira, Calos Manuel de (2023). Humantech Marketinh – O marketing molecular e humano. Editora Atual.
- McDonald, Malcolm, Wilson, Hugh (2011). Marketing Plans. 7th Edition. Wiley.