Gestão Comercial e Marketing

Conhecimentos de Base Recomendados

Não existem conhecimentos recomendados.

Métodos de Ensino

Os métodos pedagógicos utilizados nesta unidade curricular incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos. A unidade curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos oriundos da aplicação do marketing a vários sectores de atividade. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos.

Resultados de Aprendizagem

Na unidade curricular, Gestão Comercial e Marketing, pretende-se leccionar os conceitos e a filosofia de marketing. Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing. Por fim, as novas tendências de marketing serão também abordadas. Como objectivo final, esta disciplina visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.

Programa

Parte I- Introdução ao Marketing e à criação de valor

1. Conceitos fundamentais de marketing

Parte II- A Estratégia da Empresa

2. O Plano de Marketing

Parte III- Estudo do Mercado

3.1. A análise do mercado e dos seus intervenientes

3.2. Teorias e modelos do comportamento do consumidor

Parte IV- Segmentação e Diferenciação

4. 1. A segmentação

4.2. O posicionamento

4.3. A marca

Parte V- Políticas de Marketing

5.1. Produto

5.2. Preço

5.3. Distribuição

5.4. Comunicação

Parte VI- O Marketing Relacional e as Novas Tendências de Marketing

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Essencial:

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital, Edição Dom Quixote.

Brito, C. Melo e Lencastre, P. – Coordenação (2014). Os Novos Horizontes do Marketing, D. Quixote.

Cravens, David W. & Piercy, Nigel F. (2009), Strategic Marketing, McGrawHill.

Kotler, P. (2010). Marketing para o Século XXI, Editorial Presença.

Kotler, P. e Armstrong, G. (2014). Princípios de Marketing, Pearson: Prentice-Hall.

Bibliografia Complementar:

Baptista, D. e Costa, P. (2021). Marketing Digital. Conteúdos Vencedores, Lidel.

Kotler, P., Kartajaya, H.  e Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0. Tecnologia para a Humanidade. Actual.

Oliveira, C. (2021). Marketing Pós-Digital. O marketing à medida do ser humano. Actual.

Rez, R. (2018). Marketing de Conteúdo. A moeda do século XXI, Marcador.