Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Reconhecer os elementos da Gestão Comercial;
b) Identificar e selecionar os diferentes tipos de canais de distribuição no setor do turismo;
c) Enquadrar a gestão de vendas na organização turística
Programa
1. Elementos da prática comercial
1.1. Liderança comercial
1.2. Estratégia e táticas comerciais
1.3. Perspectivas na gestão do risco e da incerteza no âmbito da distribuição e vendas
1.4. Decisões financeiras
1.5. Assuntos legais
2. Canais de distribuição no Turismo
2.1. Tipos de distribuição física e estruturas
2.2. A distribuição digital
2.3. Seleção dos canais
2.4. Canais de outsourcing
2.5. Desafios no retalho no setor do turismo
3. Gestão de vendas na organização turística
3.1. Estrutura e organização da força de vendas
3.2. Funções e papéis da equipa de vendas
3.3. Gerir vendas por objetivos
3.4. Processo de planeamento de vendas
3.5. Gestão da equipa e do território de vendas
3.6. Controlo e Monitorização da performance em vendas
3.7. Desenvolvimento de canais de venda
3.8. Responsabilidades do Key account manager
3.9. Conceitos básicos de negociação
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo - 50.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Exame - 50.0%
- - Trabalho individual - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Johnston, M., & Marshall, G. (2011). Sales Force Management. McGraw-Hill.
Lobber, D., & Lancaster, G. (2009). Selling and Sales Management. FT Prentice Hall. Lowe, D. (2013). Commercial Management: Theory and Practice. Wiley-Blackwell.
Noonan, C. (2010). Sales Management. Routledge.
Rushton, A. (2022). The Handbook of Logistics and Distribution Management (7th ed.). Kogan Page.