Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho em grupo; 2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual e b) Trabalho individual.
Resultados de Aprendizagem
a) Conhecer a distribuição enquanto variável de marketing;
b) Saber diagnosticar vantagens e inconvenientes de localizações, tipologias e formas de comércio;
c) Conhecer e aplicar os princípios básicos de um estudo de viabilidade de implantação;
d) Saber a importância da gestão da cadeia de valor;
e) Dominar e aplicar princípios de gestão de stocks e armazenamento.
Programa
1. O que é a distribuição: evolução histórica e noção
2. Aparelho Comercial
a. Circuitos e canais de distribuição
3. O sector Grossista
a. Função, evolução e futuro 4. O sector retalhista
a. Caracterização
b. Tipologia de lojas
5. O ponto de venda
a. Análise estática
b. Análise dinâmica
i. Sortido ii. Política de preços
6. Cadeia de valor
a. Noção
b. Gestão da cadeia de valor: Centralização, Concentração, Internacionalização, Tendências
7. Logística
a. Localização de instalações
b. Aprovisionamento e gestão de stocks
c. Gestão do armazenamento
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
– Rousseau, José António (2008) Manual de Distribuição, 2ª edição, Principia, São João do Estoril.
– Rousseau, José António (2002) O que é a distribuição, Principia, São João do Estoril.
– Carvalho, José Crespo de; Dias, Eurico Brilhante (2004) Estratégias Logísticas: como servir o cliente a baixo custo, Edições Sílabo, Lisboa.
– Carvalho, José Crespo de (2004) Logística, Edições Sílabo, Lisboa.