Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Método expositivo e com recurso à realização de trabalhos práticos.
Resultados de Aprendizagem
OBJETIVOS
Proporcionar um entendimento holístico e atual sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação numa ótica de gestão.
Destacar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de estratégias, no apoio à tomada de decisões e na melhoria da eficácia e eficiência dos processos.
Identificar como é que a Gestão da Informação pode servir de base à construção de estratégias.
COMPETÊNCIAS
Esta unidade curricular pretende principalmente transmitir os conhecimentos específicos da área do tratamento da informação, relativamente a localizações de infraestruturas, construções, zonas urbanas, zonas habitacionais.
Também para a Gestão das Emergências, a comunicação é fundamental, pelo que o conhecimento dos vários métodos disponíveis é fundamental para os Técnicos da Proteção Civil. Além disso, esta unidade curricular contribui ainda para a maioria dos conhecimentos, aptidões e atitudes gerais que se pretende que os alunos adquiram neste curso de Técnico Superior Profissional em Proteção Civil.
Programa
• Meios e técnicas de comunicação específicos de diferentes contextos institucionais;
• Levantamento, manipulação, transferência e armazenamento de informações relevantes para a intervenção em emergências;
• Os sistemas de transporte e comunicações, os seus elementos e intervenientes;
• O sistema de intervenção em emergência: planeamento e execução, no contexto dos transportes;
• A comunicação de emergência: as tecnologias e as redes, nos diversos contextos institucionais;
• Os meios de comunicação e a sua utilização em situação de emergência, nos diversos contextos institucionais.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
* Kalakota, R. e Robinson, M. (2001) e-Business 2.0: Roadmap for Success. Addison-Wesley.
* Laudon, K. e Laudon, J. (2014) Management Information Systems. 13th edition. Prentice Hall.
* O’Brien, J. e Marakas, G. (2011) Management Information Systems. 10th edition. McGraw-Hill.
* Turban, E., McLean, E. e Wetherbe, J. (2011) Information Technology for Management: Transforming Business in the Digital Economy. 8th edition, John Wiley & Sons.