Resultados de Aprendizagem
• Analisar a “inovação” como processo interactivo e dinâmico.
• Discutir o contexto inovador nacional e competitivo, tendo presente a sociedade e economia baseadas no conhecimento.
• Apresentar a inovação como função estratégica, focando as diferentes alternativas de uma empresa aceder à tecnologia e à inovação.
• Caracterizar o processo de desenvolvimento de novos produtos e gestão da marca.
• Compreender as diferentes formas de proteger a propriedade intelectual e os mecanismos de financiamento da I&D e da inovação.
• Identificar as características culturais da empresa inovadora.
Competências a adquirir:
Descrever o processo de inovação
Efectuar auditorias tecnológicas
Distinguir diferentes modos e estratégias de inovação
Programa
1- A gestão da Inovação e seus processos
2- O contexto nacional e competitivo da inovação
3- Gestão estratégica da inovação
4- Desenvolvimento de novos produtos e gestão da marca
5- A propriedade intelectual e sua protecção
6- Marketing e desenvolvimento de novos produtos
7- O financiamento da inovação
8- A cultura da empresa inovadora
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Trott, Paul (2008) “Innovation Management and New Product Development”, 4ª ED, Pearson.
Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de mercado e
organizacionais, Monitor, Lisboa.
Takahashi, S. e Takahashi, V. P. (2007) Gestão de Inovação de Produtos, Campus, Rio de Janeiro.
Neves, Eurico (1997), “Inovar sem risco”, editorial Presença, Lisboa.
Dantas, J. (2001), “Gestão da Inovação”, Vida Económica, Porto. (*)
Marques, J. P. C. (1998) “A Cooperação Universidade-Indústria e a Inovação Científica e Tecnológica: O Caso da
Universidade de Coimbra”, Almedina, Coimbra. (*)
Ribault, Jean-Michel, Martinet, Bruno e Lebidois, Daniel (1995), A Gestão das Tecnologias, 1º Edição, Lisboa,
Publicações Dom Quixote.