Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são recomendados conhecimentos anteriores mínimos.

Métodos de Ensino

Inclui-se a existência de aulas teórico-práticas. Nas aulas procura-se apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através de casos concretos e de diversos vídeos ilustrativos das temáticas tratadas.

Os alunos serão convidados a preparar previamente as aulas de exposição teórica, através da leitura atenta da bibliografia assinalada para cada Capítulo do programa. Considera-se indispensável este trabalho prévio, no sentido de despertar o aluno para os conteúdos a expor, facilitar a sua aprendizagem e melhorar o rendimento final.

Será publicado na plataforma de e-learning Moodle do ISCAC, um ficheiro com casos práticos, e alguns ficheiros com textos e artigos especializados de leitura obrigatória, bem como diversos documentos de orientação e apoio para a realização do trabalho prático incluindo a sua estrutura.

Resultados de Aprendizagem

a)     Objectivos:

                                

Pretende-se com esta disciplina transmitir aos alunos os conceitos fundamentais sobre a gestão da inovação e desenvolvimento de novos produtos em geral e da inovação tecnológica em particular, os quais permitam adquirir uma visão aprofundada da actividade inovadora das empresas. O enquadramento geral é feito no actual contexto de economia e sociedade baseadas no conhecimento.

Em particular, estaremos preocupados com a apresentação dos principais conceitos chave na compreensão destas problemáticas e ainda com a apresentação do contexto inovador nacional e competitivo.

O aprofundamento dos conhecimentos faz-se através da análise da “inovação como processo de gestão”, tratando-se temas como a dimensão estratégica da inovação, os elos de ligação eficazes para a inovação, os mecanismos eficazes de implementação da inovação, e por fim com o criar organizações internas inovadoras.    

Visa-se ainda sensibilizar os alunos para as necessidades decorrentes do funcionamento das sociedades da informação e do conhecimento, nomeadamente nos domínios da aquisição/actualização de conhecimento e da mutação profissional. Estimulação das capacidades de trabalho em equipa, do potencial de emulação e do gosto pela assunção do risco.

 

b)     Competências a adquirir:

 

  • Compreender o processo de inovação
  • Efectuar auditorias tecnológicas
  • Distinguir diferentes modos de inovar

Programa

Capítulo 1 – Inovação: Conceitos e modelos
1- Globalização e mudança
2- conceitos-chave
3- Inovação: Como, quem e porquê?
4- Modelos do processo de  Inovação
5- Inovação Tecnológica: tipologia
6- Difusão e Adopção da inovação
 (Tempo lectivo: 6 aulas)

Capítulo 2 – O contexto nacional e competitivo da Inovação
1- O sistema Nacional de Inovação
2- A cooperação universidade – indústria
3- A transferência de tecnologia e a inovação aberta
4- A tripla Helix de interacções Universidade – Indústria – Governo
5- As fontes de Inovação: uma síntese
(Tempo lectivo: 6 aulas)

   
Capítulo 3 – A Gestão Estratégica da Inovação
1- Análise Estrattégica da Inovação e da Tecnologia
2- A tecnologia e a competitividade
3- Estratégias de inovação: porquê
4- Perfil das empresas inovadoras:quem
5- Mecanismos para aceder à inovação: como?
6- Integração do porquê, do quem e do como inovar
(Tempo lectivo: 8 aulas)

 
Capítulo 4 –Inovação em Acção
1- Geração de Ideias
2- Desenvolvimento de novos produtos
3- Propriedade intelectual e protecção da inovação
4- Marketing de produtos e serviços inovadores
5- Gestão da Marca
6- Financiamento da inovação
 (Tempo lectivo: 8 aulas)

 
Capítulo 5 – Criar internamente organizações inovadoras
1- Criar a visão, Liderança e vontade de inovar
2- Criar a estrutura da empresa inovadora
3- Cultura e Clima criativos
4- Sucesso e fracasso na inovação
  (Tempo lectivo: 2 aulas)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:
Dantas, J. e Moreira, A. (2011),O Processo de Inovação, Editora Lidel, Porto.
Marques, J. P. C. (2010) “Incubadoras de empresas e empreendedorismo; A experiência portuguesa”, IAPMEI, Lisboa.
Marques, J. P. C. (2016) Innovation Management in Modern Organizations: An Evolutionary Approach, in: Jamil, G. L.; Rascão, J. P.; Ribeiro, F. e Silva, A. M. (Eds.), Handbook of Research on Information Architecture and Management in Modern Organizations, Chapter 8, pp. 180-194, IGI Global, USA.
Tidd, J., Bessant, J. e Pavitt, K. (2003), Gestão da Inovação – Integração das mudanças tecnológicas, de mercado e organizacionais, Monitor, Lisboa.
Dantas, J. (2001), “Gestão da Inovação”, Vida Económica, Porto.
Neves, Eurico (1997), “Inovar sem risco”, editorial Presença, Lisboa.
Ruão, T. (2006), Marcas e Identidade: Guia da concepção e gestão das marcas comerciais, Campo das Letras, Porto.
Marques, J. P. C. (2014b), “Closed versus Open Innovation: Evolution or Combination?”, International Journal of Business and Management, 9(3), 198-205.
Marques, J. P. C. (2007), “A Dinâmica da Universidade moderna: A Tripla Helix de relações Universidade – Indústria – Governo e o empreendedorismo académico”, Global Economics and Management Review, XII(1), 51-69.
Marques, J. P. C., Caraça J. M. G. e Diz, H. (2006), “How can University-Industry-Government interactions change the innovation scenario in Portugal? – The case of the University of Coimbra”, Technovation, Vol 26, Nº 4, pp. 534-542.

Complementar:
Freire, A. (2000), Inovação: Novos produtos, Serviços e Negócios para Portugal, Verbo, Lisboa.
Sarkar, S. (2010) Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora, Lisboa.
Kotler, P. e Armstrong, G. (2008), Princípios de Marketing, 12ªEd, Prentice-Hall, São Paulo.
Olins, W. (2003), A Marca, Editorial Verbo, Lisboa. (*)
Aaker, David A., (1996) Building Strong Brands, New York, The Free Press.
Takahashi, S. e Takahashi, V. P. (2007) Gestão de Inovação de Produtos, Campus, Rio de Janeiro.
Trott, Paul (2012) “Innovation Management and New Product Development”, 5ª ED, Pearson.
Mendes, António (2009) Branding: A gestão da marca, IADE, Lisboa.