Conhecimentos de Base Recomendados
Saber as Funções do Gestor: Planear, Organizar, Motivar, Liderar e Controlar. Distinguir funções do gestor de funções empresariais.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino da UC compreende aulas expositivas seguidas da resolução de vários exercícios práticos com a participação dos alunos.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer ao aluno um conjunto de conhecimentos atuais sobre a Gestão das Operações destacando o papel da função Operações na competitividade e sustentabilidade das organizações.
Pretende-se que os alunos tenham conhecimento de um conjunto de métodos e técnicas acerca do Planeamento e Controlo das Operações de formar a poderem melhorar a produtividade, eficácia e eficiência das organizações.
No final da disciplina, os alunos devem ser capazes de:
- Identificar e explicar os principais conceitos da Gestão das Operações;
- Usar as principais ferramentas que permitem melhorar os processos produtivos de uma qualquer empresa;
- Analisar o desempenho da função Operações numa qualquer organização.
Programa
1 – Introdução à Gestão da Produção e Operações
1.1 O que é a Gestão da Produção e Operações?
1.2 Caracterização da função Produção
1.3 A Evolução Histórica da Gestão da Produção e Operações
1.4 O papel da Produção na estratégia global
1.5 Produtividade e competitividade
1.6 Análise de Processos
1.7 “Lean Management”
2 – Planeamento e Controlo das Operações
2.1 O planeamento e a necessidade de planear
2.2 Gráfico de Gantt
2.3 Modelos PERT/CPM
2.4 Planeamento da Produção
2.5 JIT e Kanban
3 – Localização, Organização e Programação
3.1 A localização das instalações produtivas
3.2 Capacidade das instalações
3.3 Tipos de layout
3.4 Programação das Operações
4 – A Gestão de Stocks
4.1 Definição e objetivos dos stocks
4.2 Sistemas de Gestão de stocks
4.4 Análise ABC aplicada aos stocks
4.5 Custos dos stocks
4.6 Gestão económica dos stocks
4.7 MRP
4.8 CRP
5 – A Gestão da Qualidade
5.1 A evolução do conceito de Qualidade
5.2 A GQT e seus benefícios
5.3 A certificação de sistemas de gestão da qualidade
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Fundamental
- Jacobs, F. e R. Chase – Operations and Supply Chain Management, 16ª Edição, McGraw-Hill, 2020
- Lisboa, J. e C. Gomes – Gestão de Operações, 3ª Edição, Vida Económica, 2018
- Lopes, J. – Gestão da Produção e Operações, 1ª Edição, Escolar Editora, 2020
Bibliografia Complementar
- Collier, D. e J. Evans – Operations and Supply Chain Management, 2ª Edição, Cengage Learning, 2020
- Courtois, A. et. al. – Gestão da Produção, 5ª Edição, Lidel, 2007
- Heizer, J. et al. – Operations Management (Sustainability and Supply Chain Management), 13ª Edição, Pearson, 2020
- Krajewski, L. et al. – Operations Management: Processes and Supply Chains, 12ª Edição, Prentice Hall, 2018
- Meredith, J. e S. Shafer – Operations and Supply Chain Management for MBAs, 7ª Edição, Wiley, 2019
- Pereira, A.– Gestão de Operações,1ª Edição, Escolar Editora, 2010
- Pinto, J. – Gestão de Operações, 3ª Edição, Lidel, 2010
- Reis, F. – Gestão da Produção e Operações, 1ª Edição, Universidade Aberta, 2008
- Reis, R. – Manual da Gestão de Stocks, 2ª Edição, Editorial Presença, 2008
- Russell, R. e B. Taylor – Operations and Supply Chain Management, 10ª Edição, Wiley, 2021
- Rodrigues, C. – Introdução à Gestão das Operações, 1ª Edição, Rei dos Livros 2008
- Roldão, V. e J. Ribeiro – Gestão das Operações, 1ª Edição, Monitor, 2007
- Schroeder, R. e S. Goldstein – Operations Management in the Supply Chain, 8ª Edição, McGraw-Hill, 2021
- Stevenson, W. – Operations Management, 14ª Edição, McGraw-Hill, 2020